Figura da semana: YASMIRA PIRES SAGROU-SE BICAMPEÃ MUNDIAL DE JIU-JITSU

[SEMANA 15_2021] A atleta da Guiné-Bissau, Yasmira Pires Dias, sagrou-se bicampeã mundial de Jiu-jitsu, na sua categoria, na 12ª edição do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Profissional, obtendo a medalha de ouro na prova. Numa competição que decorreu de 6 a 9 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Pires Dias bateu no final da competição feminina a brasileira, Marcelle Cantanhe, por 9-6, uma atleta da academia Brazilian Power Team Internacional, tornando-se campeã mundial da categoria Master 1, faixa castanha/preta de 95 quilos.

A jovem lutadora guineense leva mais uma medalha para coleção, sendo que já foi três vezes campeã da Europa, 36 vezes campeã de Portugal e também já foi campeã mundial duas vezes, na categoria de 90 quilos, em 2019. O Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Profissional de Abu Dhabi é um evento anual que junta profissionais da arte marcial do mundo inteiro. O evento da 12ª edição está a decorrer, embora com algumas restrições devido à Covid-19.

BIOGRAFIA

A jovem atleta guineense, Yasmira Pires Dias, é natural de Lisboa, Portugal. Nasceu a 27 de junho de 1991. Radicada em Portugal, a lutadora guineense multicampeã de Jiu-Jitsu começou a praticar a modalidade em Junho de 2013 e só mais tarde, em setembro do mesmo ano, 2013, iniciou a competição. Conhecida também como “Yas”, é faixa-roxa na modalidade. A jovem atleta é treinada pela Equipa Brazilian Power Team (BPT), sob a orientação dos mestres: Nasser Camará, Marcelo Bernardo, Wilson Martins, Fabio Bi, Arnaldo Alves, Bruno Borges, Hélder Covilhã e Euclides Castro.

Iniciou a competir na faixa-branca e desde então arrecadou grandes conquistas, entre as quais, destacamos:  primeiro lugar da 30ª Seixaliada em 2013, primeiro lugar do 4º Nacional Open Portugal (categoria e absoluto), primeiro Lugar dos 5 Ibérico 2014, primeiro Lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto), no Porto, primeiro Lugar no NAGA (North American Glappling Association) 2015,na faixa azul com kimono, em França, Amiens, primeiro Lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono) no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marron e preta) em França, Amiens.

Além das competições em Portugal e França, Yas venceu troféus em Espanha e Inglaterra. Como curiosidade, a lutadora ainda foi vencedora do concurso “Os melhores do Jiu-Jitsu Português”, como atleta feminina do ano 2015/2016. Homenageada com uma taça no MSC (Margem Sul Cage), em 2016. Homenageada com um diploma de Honra e mérito pela equipa BPT (Brazilian Power Team). Pires Dias teve participação no World Pro em Abu Dhabi, 2017, e lutou pela última vez em junho deste ano, na cidade de Guadalajara–Espanha, na categoria sem kimono (no-gi), sendo campeã. Yasmira Pires Dias é um exemplo de garra, determinação, e acima de tudo, empoderamento feminino. Cada vez que sobe ao pódio para receber uma premiação, a lutadora desbanca o preconceito, mostrando sempre que o lugar da mulher é onde ela quiser estar.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *