Manuel Baldé, Maurice Gomis, Basil Suleimane Camará, David Gomis e Panutchi Camará são cinco novidades na lista de convocados da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, divulgada esta segunda-feira, 31 de maio de 2021, pelo mister, Baciro Candé, numa das salas de reunioes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), no alto Bandim, em Bissau.
O selecionador da equipa principal da Guiné-Bissau “Os Djurtus”, chamou 25 futebolistas para o jogo amistoso frente à sua congénere de Cabo-Verde agendado para 10 de junho próximo no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau.
Entram cinco novas caras, mas para trás Baciro Candé deixou, por opção técnica, alguns jogadores que habitualmente integravam os selecionados, nomeadamente, Marcelo Djaló, Mama Baldé, Pelé, Nanú, Piqueti Djassi e João Mário que se lesionou no jogo da seleção nacional frente à Essuatíni (antiga Suazilândia), no mês de março último.
De regresso aos Djurtus, destacam-se os jogadores que atuam em França, como Opa Sanganté, Morreto Cassamá, Joseph Mendy e Carlos Abna Embaló, que joga na Espanha. Na lista para o jogo frente aos cabo-verdianos, Candé não convocou nenhum dos jogadores que atuam no Campeonato Nacional.
Em declarações aos jornalistas, após anúncio dos convocados, Baciro Candé, transmitiu à imprensa desportiva que as novas entradas terão oportunidades para demonstrar à equipa técnica o seu potencial futebolístico para futuramente serem úteis ao país nas diferentes competições.
Questionado sobre a ausência de vários jogadores na lista dos convocados, Candé revelou que decidiu ficar Pelé de fora, porque “jogador não está psicologicamente bem com a descida de divisão do seu clube Rio Ave “.
Em relação a Marcelo Djaló, diz que o defesa central está com problemas físicos e sobre Piqueti Djassi, Baciro Candé disse que decidiu deixà-lo fora da convocatória porque o campeonato onde o jogador atua ainda não terminou.
“O jogo frente a Cabo-Verde serve para rodar alguns jogadores, mas vamos trabalhar para garantir a vitória frente a uma seleção com laços históricos com a Guiné-Bissau”, indicou.
Nos últimos dois meses o selecionador nacional fez uma digressão a alguns países da Europa como Portugal, França, Itália e Espanha em contatos com jogadores, embora não tenha sido divulgada a lista de nomes dos atletas que Baciro Candé terá contratado ou convidado para integrarem a convocatória.
Questionado pelo O Democrata sobre a situação dos jogadores como Carlos Mané, Wilson Manafá e Beto, Candé escusou comentar o assunto, limitando-se a dizer que só conta com os jogadores presentes na lista de convocatória.
Eis a lista dos convocados do selecionador de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé:
– Guarda-Redes: Jonas Mendes (Black Leopard, Afs), Marcos Djoco (Juventude de Évora, Port), Manuel Baldé (Vizela, Port) e Maurice Gomis (SPAL, Ita).
–Defesas: Aurisio Embaló Júnior (Cova de Piedade, Port), Edigerson Gomes (HBKOGE, Din), Ladislau Ucha Alves (FC Marinhense, Port), Fali Candé (Portimonense, Port), Fernandy Mendy (Raith Rovers, Esc), Basil Suleimane Camará (Tec Tiel, Hol), Rudimilson Brito Silva (FK Kaunas Zalgiris, Lit) e Jeferson Encada (Leixões, Port).
–Médios: Mimito Biai (Acadêmica de Coimbra, Port), Bura (Farense, Port), João Lamine Jaquité (Tondela, Port), Morreto Cassamá (Stade de Reims, Fra), Opa Sanganté (Chãteauroux, Fra) e Alfa Semedo (Reading, Ing).
–Avançados: Carlos Apna Embaló (AD Alcorcon, Esp), David Gomis (Clermont, Fra), Jorginho Intima (Wadi Degla, Igit), Panutchi Camará (Plymouth Algyle, Ing), Mauro Teixeira(FC Sion, Sui), Joseph Mendy(Niort, Fra) e Frederic Mendy (Vitória Setúbal, Port).
O jogo amistoso enquadra-se no plano da FFGB com vista à preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realiza em janeiro de 2022, nos Camarões.
Em março último, os Djurtus apuraram-se, pela terceira vez consecutiva, para o CAN em futebol ao derrotar em casa o Congo Brazzaville, por 3-0, na sexta e última jornada do Grupo I.
Por: Alison Cabral
Foto: AC



















