REPRESENTAÇÕES DO INTELECTUAL

O jovem escritor,Doutor Jorge de Nascimento Nonato Otinta fez na semana passada o lançamento da sua primeira obra literáriaintitulada “Representaçõesdo Intelectual”. O jovem escritor, presidente da Associação Guineense dos Escritores – AGE, escolheu o Centro Artístico José Carlos Schwarz situadono bairro de Bôr, periferias da cidade de Bissau para apresentação da sua obra de 211 páginas. A obra foi apresentada pelo escritor e historiador guineense, Leopoldo Amado, que não e hesitou em afirmar que a obra tem muita qualidade. Presenciaram o ato, diferentes personalidades ligados a cultura e o mundo da literatura.
Na sua declaração prestada à imprensa depois da cerimónia de apresentação do livro, Jorge Otinta disse que o livro ora apresentado é fruto da sua tese de doutoramento, tendo acrescentado ainda que o tema do seu livro representa duas coisas que considera de muita importância, designadamente a questão da intelectualidade e evolui sobre a identidade, sobretudo em relação ao processo da revolução pela independência em Angola e na Guiné-Bissau.
“Retomo de uma certa maneira, mas com uma escrita um bocado mais palatável, porque o livro está muito denso em termos da própria construção, naturalmente. Com o trabalho do doutoramento retomo a questão da identidade nacional entre gestos e intenções às ações”, explicou o jovem escritor.
Instado a pronunciar-se sobre o título do livro, Otinta explicou que o título do livro é uma homenagem feita ao escritor norte-americano que considera de um “grande intelectual” – o professor universitário.Tendo informado ainda que o escritor norte-americano tinha publicado em 1993 um livro com o mesmo título.
Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.