Raul da Silva: “PROFESSOR DO FUTURO DEVE GOSTAR DO TEMPO NOVO E DAS NOVAS TECNOLOGIAS”

O Diretor Executivo da Cooperativa Escolar São José (CESJ), Raul Daniel da Silva, defendeu esta segunda-feira, 13 de setembro de 2021, que o professor do futuro deve gostar  do tempo novo, das novas tecnologias, de novas  exigências e preparar-se melhor, porque “são características importantes  da nova realidade  do ensino no mundo atual”.

Raul Daniel da Silva assegurou que o referencial curricular da Cooperativa Escolar São José no ano letivo 2021/2022 é a reativação da oralidade como disciplina nuclear para possibilitar aos alunos a aprendizagem de comunicar suas ideias, seus pensamentos e suas intenções nas  diversas formas.

“O professor do futuro precisa saber lidar com a nova realidade a fim de tornar  os seus alunos mais capacitados e deixar de reclamar todo o tempo porque podem ter ficado no tempo”, sublinhou.

Raul Daniel da Silva fez essa observação na abertura da semana de capacitação dos professores do CESJ. O encontro de duas semanas antecede o  início do ano letivo 2021/2022 e nele tomam parte 115 professores de diferentes disciplinas.

Preocupado com novos desafios que o mundo enfrenta, Raul Daniel da Silva convidou todos os professores a uma reflexão séria sobre a reativação e a importância da oralidade no currículo escolar e lembrou que a linguagem oral é um dos aspetos fundamentais na vida dos homens, porque é por meio dela que se socializam, constroem conhecimentos, organizam pensamentos, adquirem experiências e ingressam no mundo, onde ampliam possibilidades de inserção e de participação em diversas práticas sociais.

“É importante ensinar a criança a utilização adequada da linguagem oral e a ser cada vez mais competente. Expressando-se oralmente, a criança amplia os seus horizontes de comunicação, exercita o pensamento, socializa-se, organiza a sua mente, interpreta o mundo, debate opiniões, expressa sentimentos, desenvolve a argumentação e comunica com facilidade”,  enfatizou.

O Diretor Executivo da CESJ frisou que a educação é a chave do sucesso e está sempre em mudança, assim os professores precisam atualizar-se em permanência.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.