A Coordenadora Nacional da Rede Oeste Africana para Edificação de Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB), Denise Indeque, apelou ao governo para que promova o “saneamento” económico e financeiro e melhore significativamente “quanto antes” o ambiente económico, de forma a garantir “maior confiança aos investidores”.
Na mensagem alusiva ao dia internacional da Paz, celebrado hoje, 21 de setembro de 2021, Denise Indeque desafiou também o governo a executar o seu programa de governação na perspetiva da melhoria económica e social da vida da população e que os setores da saúde e educação sejam “prioritários”, encorajando o combate sem tréguas à corrupção e à impunidade.
A coordenadora da WANEP- GB exigiu também do governo a criação de condições para a realização de eleições autárquicas, no quadro da reforma administrativa.
Ao poder judicial, Denise exigiu que se promova a devida celeridade no julgamento de processos, combate sem tréguas à corrupção em todos os setores, em particular no judiciário e que garanta a todos os cidadãos o acesso universal à justiça e aos tribunais.
Às forças da defesa e segurança, apelou que atuem de forma ímpar e dar provas de “valentia, devoção abnegada à pátria” e que dêem prova “de real submissão ao poder político constitucionalmente instalado”.
O apelo da WANEP-GB é também extensivo aos representantes e líderes religiosos e das organizações da sociedade civil do país, para não se conformarem perante as injustiças.
Por: Tiago Seide



















