Figura da semana: AMÉRICO GOMES LANÇA O SEU SÉTIMO ÁLBUM INTITULADO “ATRIÇÃO”

[SEMANA 02_2022] O músico Américo Gomes lançou o seu sétimo 7º álbum intitulado “atrição”, que contém 13 faixas musicais. O artista de renome internacional fez o lançamento do álbum em Bissau, no início do mês em curso.

O músico explicou ao semanário O Democrata que, neste álbum, fez uma homenagem ao falecido músico Calozinho do grupo Tabanka Dajzz, com o tema “Calozinho até um dia”. Acrescentou que homenageou também o seu ídolo Ramiro Naka com quem fez um dueto intitulado “Bandiloma”, uma música tocada ao estilo gumbé.

As músicas do novo álbum foram tocadas pelo músico guineense Djipson “Voz de Ouro”. Gomes cantou três músicais em português e uma na língua manjaco. Algumas músicas do novo álbum já estão disponíveis em diferentes plataformas digitais com os respetivos vídeos.

                                                               BIOGRAFIA

Américo Gomes nasceu no dia 20 de janeiro de 1972 no setor de Caió, região de Cacheu no norte da Guiné-Bissau. Concluiu o ensino secundário no liceu regional I (direito), da região de Cacheu. É licenciado em gestão empresarial pela Universidade Hamburgo na Alemanha em 2008/2009.   

Américo Gomes iniciou-se no mundo da música aos 13 anos de idade. Participou em várias competições musicais com destaque para a competição musical realizada pela Rádio França Internacional (RFI), quando ainda era adolescente e conquistou a primeira posição no evento. Em 1990, gravou em Portugal o seu primeiro álbum discográfico intitulado “Mundo Mein”. 

Depois do lançamento do disco inaugural, o cantor fez aventura para Alemanha, onde viveu durante 8 anos, estudando. De regresso a Portugal, fundou a sua própria editora/gravadora que chamou de “A. Gomes Lda”. Três anos depois da estreia do primeiro disco “Mundo Mein”, lançou o seu segundo álbum em 1993 intitulado “Parlamento K”. Em 2001 gravou o seu terceiro álbum intitulado “Nha Nomi” – (Meu nome) em português.

Em 2008, o quarto álbum intitulado “Ultra Deguedazz”. Já em 2012 colocou no mercado o álbum “Megadeguedazz”. No ano 2017, cinco anos depois da sua prisão, lançou o seu sexto disco denominado “Regresso” e este ano brindou os seus fãs com “Atrição”.

Por: Epifânia Mendonça 

Author: O DEMOCRATA

1 thought on “Figura da semana: AMÉRICO GOMES LANÇA O SEU SÉTIMO ÁLBUM INTITULADO “ATRIÇÃO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.