EMGFA ANUNCIA QUE BIAGUÊ NA N’TAN ESTÁ VIVO E EM TRATAMENTO MÉDICO EM ESPANHA

O Estado-Maior  General das Forças Armadas anunciou que o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), o General Biaguê Na N’Tan, está vivo e que se encontra neste momento em Barcelona, Espanha, em tratamento médico. 

O Estado-Maior desmentiu a notícia que, “de forma categórica”,  confirmou a morte  de Biaguê Na N’Tan.

“O assunto, apesar de carecer  de quaisquer fatos comprovativos e fonte credível, tornou-se espantosamente a manchete de grande parte dos órgãos de comunicação social, sobretudo as redes sociais”‘ pode ler-se no comunicado do EMGFA. 

O EMGFA desmentiu igualmente as  informações postas a circular, segundo as quais,  o Tenente General Sandji Fati, o ministro da Defesa Nacional, teria sido nomeado, por decreto presidencial N° 5/2022 de 8 de fevereiro, para exercer interinamente a Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

“O Estado-Maior General vem desmentir a informação e confirmar que o ministro da Defesa Nacional  e dos Combatentes da Liberdade da Pátria nunca chegou a ser nomeado para assumir a função de Chefe de Estado-Maior General interino”, refutou.

No mesmo documento, o EMGFA esclarece que, por motivo de doença ou ausência do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas do país, é o vice que assume as suas funções.

“O Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas é nomeado segundo as normas estabelecidas na Lei Orgânica de Base das Forças Armadas”, sublinhou, indicando que seria uma inequívoca incompatibilidade escolher ou indicar uma figura política para ocupar interinamente a função de caráter operacional.

Em reação à lista de vinte cidadãos, entre militares e políticos, posta a circular nas redes sociais como cúmplices do ataque ao Palácio do governo, o Estado-Maior General nega que exista, bem como refutou o envolvimento de nomes dos cidadãos alistados na tentativa de golpe de Estado.  

Por: Filomeno Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *