OEACP ANUNCIA QUE ÁFRICA VAI BENEFICIAR DE 29 BILIÕES DE EUROS DE INVESTIMENTO DA UNIÃO EUROPEIA 

O Secretário-Geral da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), Jorge Rebelo Pinto Chikoti, anunciou esta sexta-feira, 15 de abril de 2022, que os países africanos irão beneficiar de um pacote de investimento estimado em vinte e nove (29) biliões de euros para os próximos sete anos, no quadro da cooperação com a União Europeia (EU).

O diplomata angolano fez este anúncio à saída de uma audiência com o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, no quadro da visita de trabalho aos países da região africana que fazem parte da OEACP.

Chikoti explicou que informou ao Presidente Embaló da evolução dos acordos assinados com a União Europeia, de novos acordos cujas negociações já foram concluídas, “faltando apenas as assinaturas agendadas para junho deste ano. Acordos que terão uma duração de vinte anos”.

“Os acordos foram negociados entre os protocolos, nomeadamente: o protocolo para África, o protocolo para as Caraíbas e o protocolo para o Pacífico. O da África terá um pacote de 29 bilhões de euros para os próximos sete anos. O de Caraíbas terá 800 milhões também para sete anos e o do Pacífico contará com 500 milhões”, revelou.

Neste particular, precisou que na base dos valores definidos nos protocolos haverá envelopes específicos, para que cada país possa negociar em função dos projetos que tiver com a União Europeia. 

“Os projetos apresentados pelos países serão financiados. Podemos garantir que a implementação dos projetos será logo após a assinatura do respetivo acordo”, assegurou.

O também antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola realçou que a visita serviu para inteirar-se das “mudanças importantes” que a Guiné-Bissau tem alcançado e, consequentemente, do desenvolvimento.

Por: Epifânia Mendonça   

Foto : Cortesia da Presidência da República

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *