O alto dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Comandante Manecas dos Santos, confirmou esta quarta-feira, 25 de maio de 2022, a participação do PAIGC no governo da iniciativa presidencial a ser formado nos próximos dias.
“Nós viemos aqui no sentido de ajudar a preparar a formação do governo de iniciativa presidencial que vai acontecer dentro de alguns dias. O PAIGC, em princípio, vai participar”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora do Congresso Ordinário, em declarações aos jornalistas à saída de uma audiência com o chefe de Estado, General Umaro Sissoco Embaló.
O Presidente Embaló dissolveu a Assembleia Nacional Popular no passado dia 16 do mês em curso, justificando no decreto, que a sua decisão deveu-se à recusa do Parlamento, de forma sistemática, do controlo das suas contas pelo Tribunal de Contas.
O chefe de Estado manifestou ontem (terça-feira), durante a cerimónia de investidura do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian e do vice-primeiro-ministro, Soares Sambú, entretando reconduzidos, a vontade de ver integrado no novo executivo o PAIGC e todos os partidos com assento parlamentar, bem como todas as franjas da sociedade.
Manecas dos Santos disse que a Xª legislatura acabou e prepara-se a XIª, na qual PAIGC deve participar.
“Temos de estar presentes nessa preparação, vai haver eleições e temos de estar presentes e o governo é que prepara tudo isso”.
Questionado se o PAIGC impôs condições para integrar o governo, respondeu o seguinte: “isso fica para depois”.
Refira-se que as eleições legislativas antecipadas foram marcadas para o dia 18 de dezembro de 2022.
Por: Assana Sambú



















