Dia Mundial do Olimpismo: SÉRGIO MANÉ APELA AOS CIDADÃOS À PRÁTICA DO DESPORTO

O presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, Sérgio Mané, apelou hoje, em Bissau, à sociedade, para a prática de exercícios físicos, independentemente das suas condições físicas ou aptidões físicas, no sentido de criar equilíbrio entre “mente e corpo”.

“Apelamos a toda  sociedade para a prática do exercício físico, independentemente das suas condições físicas ou aptidões físicas, isto visa essencialmente um único objetivo criar equilíbrio entre a mente e o corpo”, declarou Sérgio Mané.

Na sua mensagem alusiva à comemoração do Dia Internacional do Olimpismo, instituído em homenagem à criação do Comité Olímpico Internacional pelo Barão Pierre de Coubertin, aristocrata francês, Mané revelou que o órgão escolheu três pilares fundamentais para assinalar a data, nomeadamente mexer, aprender e descobrir

O presidente da organização olímpica nacional lembrou que o Comité Olímpico Internacional não intervém somente na componente desportiva, também  tem trabalhado nos problemas sociais no quadro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O Comité Olímpico também intervém na educação, na saúde, na protecção das crianças, no empoderamento das mulheres, no meio ambiente e na consolidação da paz. O papel do movimento olímpico não se resume apenas ao desenvolvimento do desporto, vai para além como podem constatar”, sublinhou Mané.

Mané aproveitou o ato comemorativo para chamar atenção dos jovens no sentido de serem criativos, inventando jogos que possam ser capitalizados ao serviço da sociedade.

Na sua curta mensagem lida na sede do órgão em Bissau, Mané realçou também o apoio que o Comité Olímpico tem prestado às diferentes federações desportivas nacionais, com destaque ao capítulo financeiro e à formação.

Celebrado todos os anos em 23 de Junho desde 1948, o Dia Olímpico oferece um momento para “todos se unirem e se tornarem ativos com um propósito, através de uma série de atividades físicas e digitais”, lê-se na mensagem.

Recorde-se que o Comité Olímpico da Guiné-Bissau foi fundado em 1992, mas o seu reconhecimento pelo Comité Olímpico Internacional só aconteceu no dia 01 de Janeiro de 1995.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.