Figura da semana: EDSON INCOPTÉ VENCE CONCURSO INTERNACIONAL DA LITERATURA NA UNIVERSIDADE DE IOWA

[SEMANA_S25/2022] O escritor guineense, Edson Incopté, venceu o concurso do Programa Internacional  (International Writing Program- IWP ) de Literatura na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos de America (EUA), lançado no mês de março último.

Incopté foi o único escolhido entre vários concorrentes selecionados  pela representação diplomática dos EUA em Dakar, Senegal, que cobre vários países da sub-região, incluindo a Guiné-Bissau.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do fórum anual que se organiza na Universidade de Iowa e reúne figuras literárias emergentes de todo o mundo num período de 12 semanas. O programa é projetado no sentido de promover um intercâmbio multicultural para ajudar os participantes a aprimorar as suas competências em escrita e desenvolver mais os seus conhecimentos sobre a indústria editorial dos EUA.

Incopté deixará a Guiné-Bissau no mês de agosto do ano em curso rumo aos EUA e durante três meses estará nessa universidade com diferentes escritores selecionados pelo mundo inteiro.

Biografia

Edson Incopté nasceu no dia 07 de março de 1987 em Bissau. Fez o ensino primário em Bissau e todo o restante percurso estudantil (licenciatura) em Lisboa, Portugal, procurando sempre consolidar a sua formação académica, através da participação cívica nos movimentos e organizações associativas.

O escritor foi membro da Associação de Jovens para Ação e Cidadania pela Guiné-Bissau, em Lisboa, onde integrou a Direcção da Associação de Estudantes e foi ainda membro do movimento literário de jovens guineenses, Djorson Nobu, e da Associação de Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI).

Enquanto poeta e escritor, Incopté publicou em 2012 a sua primeira obra de poesia “Insana Rebeldia”: Em 2014 publicou o seu segundo livro “Setembro Adormecido”.

Além das obras publicadas, Edson Incopté foi terceiro e segundo classificado em duas edições consecutivas do Prémio Literário José Carlos Schwarz, promovido pela Embaixada do Brasil na Guiné-Bissau, em 2012 e 2014, respetivamente, na categoria de Conto.

Incopté escreve artigos de opinião para sites e revistas sobre literatura e desenvolvimento social. O escritor coordena e dinamiza há vários anos as sessões culturais e literárias da Associação de Escritores da Guiné-Bissau “Sextas Poéticas”, um programa itinerante que anda por vários lugares da Guiné-Bissau a falar sobre a literatura, cultura e identidade nacional.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *