II° Congresso Ordinário de APU-PDGB: NUNO NABIAM ACREDITA QUE O PARTIDO SAIRÁ MAIS UNIDO  

O presidente cessante de Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Gomes Nabiam, afirmou este sábado, 25 de junho de 2022, que os dirigentes e militantes do partido sairão mais unidos e coesos para vencer as próximas eleições legislativas agendada para 18 de dezembro do ano em curso.

Nabiam, que dirige o governo de iniciativa presidencial fez estas afirmações de abertura de segundo Congresso Ordinário daquela formação política que decorre nos dias 25 e 26 do mês em curso, no Ilheu de Gardete, setor de Prábis, região de Biombo, arredores de Bissau. 

Sob lema “Congresso para fortalecimento da coesão interna e afirmação política de APU-PDGB”, estão reunidos 1.351 delegados vindos de diferentes regiões do país e da diáspora. Perfilam três candidatos para liderança do partido, designadamente: Mamadjam Darame, Agostinho Sanhá e Nuno Gomes Haviam, que disputa o segundo mandato. 

Estavam presentes na cerimónia de abertura, representantes da RGB, UPG, PRS e MADEM G-15.

O presidente cessante e igualmente candidato a sua reeleição, disse que após o congresso o partido vai para as legislativas de forma mais organizada em relação às últimas eleições.

Nabiam lembrou que durante os oito anos que dirigiu o partido, aconteceram várias situações internas que considera anormais, contudo disse que aconteceram também bons momentos, tendo assegurado que “tudo isso faz parte da democracia razão pela qual, precisam sair mais unidos e fortes para enfrentar adversários no escrutínio”.

“Quero informar aqui nesta plateia que os militantes de APU-PDGB não podem estar contra os militantes do Partido da Renovação Social, porque são dois partidos irmãos do único pai [Koumba Yalá]. Pode haver divergências, mas nunca vamo-nos separar. Devíamos juntarmo-nos ao PRS, mas a falta de consenso na altura motivou o surgimento de APU-PDGB no cenário político, mesmo assim continuamos a ser partidos irmãos”, referiu.

Nabiam exortou os dirigentes e militantes apuanos para respeitarem os estatutos do partido, e a acatarem todas as decisões dos orgãos competentes do partido.   

Sobre alianças feitas com os libertadores (PAIGC) na décima legislatura, Nabiam afirmou que o “PAIGC é um partido traidor”, e não consegue cumprir o acordo rubricado.

“Essa é a razão que nos levou a decidir romper aliança com PAIGC e assinar um novo acordo com o MADEM G-15 e o PRS, que agora está em bom caminho”.

Salienta-se que na abertura do Congresso não se registou as presenças dos deputados de APU-PDGB eleitos na última legislatura, nomeadamente: Marciano Indi, Paulo Bodjam e Umaro Conte. Porém, registou-se a presença de um dos vice-presidentes na direção cessante, deputado Armando Mango. 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *