O Presidente da Resistência da Guiné-Bissau-Movimento Bafáta (RGB) afirmou que os desafios que a Guiné-Bissau está a enfrentar atualmente devem servir para consolidar ganhos, projetar soluções capazes de derrotar os constrangimentos que o país tem enfrentado e promover um futuro próspero que “interpela a todos enquanto filhos da Guiné-Bissau”.
Fernando Mendes fez essa chamada de atenção esta quarta-feira, 27 de julho de 2022, na celebração do trigésimo sexto aniversário de criação do partido, celebrado este ano sob o lema ” Guiné-Bissau em primeiro lugar”.
O presidente da RGB – Movimento Bafáta frisou que apesar dos esforços do atual regime, o país deverá enfrentar ainda uma resistência na recuperação de “assinaláveis atrasos”, resultantes de vários anos de “má governação” dos anteriores atores políticos guineenses.
No seu discurso, Fernando Mendes reconheceu que, após várias vicissitudes vividas no seio do partido, “hoje a RGB voltou a dar consistentes sinais de maturidade e objetividade”, tendo apelado a todos os militantes a continuarem atentos e juntos para empreender “medidas resolutas”, para derrotar completamente qualquer tentativa de comportamento que possa impedir o crescimento do partido, porque “o sucesso da RGB depende essencialmente dos militantes e dos seus dirigentes”.
“Devemos continuar a levar adiante a nossa glória tradição de um partido para o povo e manter o nosso galo a cantar para os guineenses”, enfatizou.
Por sua vez, Wilkeya Semenate, secretário-geral do partido, criticou o fato de um dos primeiros partidos criados na abertura democrática ter parado na oposição com o estatuto de um ” partido extraparlamentar”.
“Apesar das vicissitudes, depois da abertura democrática foram organizadas eleições a 3 de julho de 1994 e o partido foi o segundo mais votado depois do PAIGC”, lembrou.
Perante esta situação, o secretário-geral do partido lançou um desafio a todos os militantes e simpatizantes a unirem-se e trabalhar de mãos dadas para fazer regressar a RGB – Movimento Bafáta ao Parlamento nas próximas eleições legislativas de 18 de dezembro.
Por: Carolina Djemé
Fotos: Marcelo Nariche
















