Diretor-geral de viação: “OPERAÇÃO STOP REGISTOU 1700 CARROS NA VIAÇÃO À PROCURA DE DOCUMENTOS EXIGIDOS”

O diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres, André Deuna, revelou esta terça-feira, 16 de agosto de 2022, que a operação Stop desencadeada em Bissau há duas semanas resultou em um registo de 1700 proprietários de carros públicos e privados  que foram  regularizar a situação.

 A Operação conjunta de aferição de documentos rodoviários foi iniciada no dia 11 de agosto apenas  no Setor Autónomo de Bissau e integrou os agentes da Brigada da Ação Fiscal (BAF), Guarda Nacional de Trânsito, Viação, Fundo Rodoviário, Direção-geral das Contribuições  e Impostos, Controlo de Registro e Propriedade, Seguros e Inspeção.

De acordo com os dados avançados, foram apreendidos 162 veículos, deste número 15 sem despacho alfandegário e os restantes estão em falta de outros documentos.

Em conferência de imprensa,  o diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres disse que não se pode exigir boas condições de estradas sem cumprir obrigações de pagamento do fundo, porque “o Estado não tem onde tirar dinheiro para a construção ou melhorar as estradas”.

“Estão a roubar o Estado porque trabalham todos os dias e não querem pagar”, afirmou, para de seguida assegurar que nenhum carro circulará  sem documentação exigida.

André Deuna revelou que está a ser  elaborada uma estratégia para melhor controlo das paragens dos transportes mistos, tendo em conta os constrangimentos registados durante a operação, denunciando que durante a operação   alguns motoristas ameaçavam os seus colegas que estavam a circular durante a operação do dia 11.

Deuna advertiu outros serviços que emitem documentos aos veículos a criarem condições para atender, com rapidez, seus públicos, principalmente no período das operações Stop, porque “é um período onde há sempre muita procura”.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *