Futebol: LGCF AUMENTA PREMIAÇÃO DA GUINES-LIGA

A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) aprovou um aumento dos prémios do vencedor do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão da Guiné-Bissau- “Guines-Liga” a partir da próxima época desportiva 2022-2023, que arranca no mês de novembro.

O vencedor da competição organizada pela LGCF vai receber a partir de agora 10 milhões de francos CFA como prémio pela conquista do título de campeão nacional. A informação foi transmitida esta terça-feira, 16 de agosto de 2022, ao Jornal O Democrata pelo presidente do órgão, Dembo Sissé.

Dembo Sissé revelou ainda que a decisão foi aprovada num retiro de planificação para a nova época desportiva, que decorreu nas periferias de Bissau.

“Foi acertado durante o retiro que o prémio do vencedor do campeonato nacional da primeira divisão sairá dos atuais 7 milhões e meio para 10 milhões francos CFA. Estamos agora a trabalhar sobre o aumento do prémio do campeonato da segunda divisão fixado no valor de 5 milhões de francos CFA”, disse.

Sissé disse que os membros entenderam que o aumento da premiação pode elevar o nível da competição da Guines-Liga. Avançou que a Liga está a trabalhar no capítulo de patrocínio  oficial do Campeonato Nacional por forma a assegurar o financiamento desse  valor nos próximos anos.

No retiro que decorreu no sábado, 14 de agosto, e que juntou dirigentes da LGCF, a Federação de Futebol do país (FFGB) e associações filiais no organismo, foi aprovado também um orçamento de subvenção aos clubes da primeira e segunda divisão e a retoma da Taça da Liga em Futebol na próxima época. Os participantes aprovaram ainda a data para o sorteio do Campeonato Nacional das primeira e segunda divisões.

Questionado sobre o valor da subvenção aos clubes de futebol, o presidente do organismo disse que é prematuro avançar os números, uma vez que o projeto está a ser trabalhado internamente, contudo, abriu a possibilidade de os clubes do interior receberem maior parte da fatia financeira.

Em relação à retoma da Taça da Liga no quadro da prova nacional para próxima época, Sissé afirmou que a competição vai permitir aos jogadores terem, no mínimo, 40 jogos no final da época desportiva. 

Eleito presidente LGCF em 2021, Sissé espera que a próxima época seja diferente das anteriores , porque “o desafio é muito grande à volta do órgão que dirige”.

A FFGB, os clubes e as associações desportivas definiram o mês  de novembro próximo para o início dos campeonatos da primeira e da segunda divisão. A decisão foi tomada durante a reunião do Congresso Ordinário do organismo que decorreu no mês passado em Bissau.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *