Associações académicas: “GOVERNANTES DEVEM PARAR DE COMPRAR CARROS DE 50 MILHÕES DE FRANCOS CFA”

O presidente da Plataforma Nacional das Associações Académicas do Ensino Médio e Superior da Guiné-Bissau (PNAAEMS-GB), Edimargo Francisco Indi, insurgiu-se contra os dirigentes do país e disse que os governantes e políticos com responsabilidade de garantir um ensino superior de qualidade, devem parar de comprar carros de 50 milhões de francos CFA com recurso ao erário público.

Adimargo Indi apelou o governo a interessar-se do ensino, investindo em recursos humanos e materiais e infraestruturas para melhorar a qualidade do ensino superior e diminuir a fuga dos jovens para o exterior.

O líder da PNAAEMS-GB falava  no lançamento da segunda edição do encontro das meninas universitárias de Cacheu “ projeto badjudas lanta pa desafia sociedade”, no qual disse ser possível colocar a  Guiné-Bissau em pé de igualdade com os outros países e ter melhores universidades, não somente na África ocidental mas também a nível mundial.

“Para resolver um fenómeno social, não se pode apenas envolver a camada que está a sofrer, mas também é necessário envolver toda a sociedade e pensar como atingir resultados desejáveis”, indicou, para de seguida afirmar que “não existe em nenhum fórum ou site que tenha publicado os reais problemas que as mulheres enfrentam, por isso  “a plataforma vai trabalhar porque é possível fazer algo”.

Por sua vez, a presidente da comissão organizadora, Elizabete Sabino Mango, disse que para mudar a mentalidade dos homens é necessário que sejam incluídos na luta pela igualdade das mulheres e participem nas discussões.

“Ser mulher é ser mãe, parceira, guerreira e protetora”, afirmou.

O evento de Cacheu congrega trezentos e cinquenta (350) participantes e visa  impulsionar, incentivar e encorajar a camada feminina  a enfrentar a formação profissional e a refletir sobre os constrangimentos culturais e sociais que impedem a emancipação das meninas bem como criar um espaço de reflexões e de partilha de opiniões com vista a aumentar o espírito crítico de consciência cidadã para os participantes.

Porː Noemi Nhanguan

Fotoː N.N  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *