A Embaixada da República Popular da China e a Televisão Nacional da Guiné-Bissau (TGB) rubricaram esta terça-feira, 30 de agosto de 2022, um acordo para a transmissão do programa “365 histórias do sonho chinês”.
O documento assinado entre o Encarregado da Embaixada, Li Fong, e o diretor-geral da televisão pública, Amadu Jamanca, visa definir as condições de transmissão de uma série de micro-documentários co-produzidos pela televisão do Pequim e outras unidades e que relatam as histórias do povo chinês.
Li Fong, realçou que a televisão nacional é uma importante plataforma de media do país, que tem mantido uma boa relação de cooperação com a Embaixada da China e tem difundido uma imagem da China real ao povo guineense.
“O programa 365 histórias do sonho chinês é uma série de micro-documentários co-produzidos pela televisão do Pequim e outras unidades, que conta as histórias comoventes do povo chinês e todos os dramas vividos e ofícios no caminho da realização dos seus sonhos. O programa demonstra as plenas qualidades das pessoas comuns da China” disse, para de seguida, acrescentar que a transmissão deste programa na TGB ajudará o povo guineense a compreender melhor a verdadeira vida do povo chinês.
Assegurou que a Embaixada da China está disposta a reforçar a cooperação com a TGB, e aberta a trabalhar com outros medias da Guiné-Bissau no futuro, para promover intercâmbios culturais entre a China e a Guiné-Bissau.
Para o diretor-geral da Televisão da Guiné-Bissau, Amadu Jamanca, o acordo permitirá que a China Popular coloque à disposição da televisão nacional 365 filmes, que contêm 365 histórias do sonho do povo chinês.
“Ter em manga um conjunto de filmes que ilustram a vida e a cultura chinesa será um prazer para nós. É um prazer demonstrar aos guineenses e aos demais telespectadores da televisão da Guiné-Bissau que agora é vista também em toda sub-região e no mundo inteiro”.
Jamanca apelou ao governo a priorizar o audiovisual, investindo na rádio e na televisão, no quadro das reformas em curso com vista a unificação ou a fusão da rádio e da televisão.
Por: Assana Sambú



















