[SEMANA 39/2022] O ator, realizador e performer Welket Bungué foi o vencedor do prémio novos autores dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa PALOP, atribuído pelo KUGOMA Film Festival 2022 em Moçambique.
De acordo com o autor, o PRÉMIO NOVOS AUTORES PALOP é uma distinção feita pela Associação Amigos do Museu do Cinema e a Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL para premiar as vozes e narrativas que mais se destacam na cinematografia.
Para celebrar o dia da independência nacional, 24 de setembro, e a atribuição também do Prémio de “Melhor Realizador de Documentário” por ‘Memória’, o autor adicionou vários títulos dos seus filmes com destaque para o ‘Kau Berdi’, ‘Cacheu Cuntum’, ‘Sila Donque, a Invenção de um País’, e ‘Buôn’ que estarão disponíveis até 8 de outubro de 2022 e “INDIGINATU” e “Memoria”, que estreiam oficialmente em outubro.
BIOGRAFIA

Welket Bungué nasceu a 07 de fevereiro de 1988 em Xitole, sul do país. É ator, realizador e performer. Licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em teatro e Performance (Uni Rio/RJ), é Membro Permanente da Academia Portuguesa de Cinema desde 2015.
Iniciou a sua formação artística em 2005 fazendo locução para entidades internacionais, desenvolveu a Escrita Dramática, Argumento de Cinema, Performances e Teatro.
De 2006 a 2017 interpretou personagens em duas dezenas de filmes (cinema), 8 telenovelas e 8 teatros. O artista internacional guineense pertence às companhias de teatro ‘RASTILHO’ de Lisboa e SEARA de Beja, de que também é cofundador. Também é cofundador da produtora KUSSA. É membro da Deutsche Filmakademie (2020) e Associado da Academia Europeia de Cinema (2021). Os seus filmes fazem parte do acervo do Arsenal – Institute for Film and Video Art (Berlim) em 2021.
Já realizou a curta “BASTIEN” e integrou o elenco de “Joaquim” de Marcelo Gomes, como também do filme intitulado “KAMINEY” do realizador indiano Vishaal Bahardwaj.
Em 2011, recebeu o ‘Prémio AEGBL’ de Artista Revelação pela Associação de Estudantes Guineenses em Lisboa na Faculdade de Letras de Lisboa.
Em 2012 foi distinguido com o “Prémio de Melhor Ator” em “MUTTER”, no Primeiro Festival de Cinema Quinta Praia – ESMERIZ. Em 2017 foi nomeado para os Prémios de Cinema Cineuphoria na categoria de melhor Ator em Curta-Metragem pela sua interpretação no filme ‘BASTIEN’.
Os seus filmes têm circulado internacionalmente por inúmeros festivais de cinema tais como Berlinale, ABFF (EUA), Africlap (França), Zanzibar Intl. Film Fest., Afrikamera (Berlim), BFI London e Sheffield DocFest (UK), IndieLisboa, DocLisboa, Fest. Intl. de Cinema do Rio de Janeiro ou o Stockholm Dansfilmfestival.
Por: Epifânia Mendonça
















