Guines-Bola: QUELELÉ, INGORÉ E CANTANHEZ ALCANÇAM SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA 

O Grupo Desportivo e Recreativo de Quelélé, o Académico de Ingoré e a Estrela de Cantanhez conseguiram duas vitórias consecutivas no Campeonato Nacional de Futebol da segunda divisão “Guines-Bola”, dividido em duas séries (A e B) da presente época desportiva na Guiné-Bissau, 2022/2023.

As três equipas venceram no último fim de semana os respectivos jogos da segunda jornada da Guines-Bola. O Grupo Desportivo e Recreativo de Quelélé deslocou-se ao reduto da Estrela Negra de Bissau ‘FARP’ e goleou a equipa militar por 5 a 1, somando três pontos na tabela classificativa da série A.

A passagem da segunda jornada da prova organizada pela Liga Guineense de Clube de Futebol (LGCF), a Estrela Negra de Bissau ‘FARP’ somou a segunda derrota consecutiva e sofreu  10 golos em duas jornadas, apenas   marcou 2.

Quelélé, que venceu na jornada anterior frente ao FC Cumura,  está ser uma das equipas em destaque na prova da segunda liga. A equipa marcou em duas jornadas  8 golos e sofreu  um.

No outro jogo da mesma série, a equipa do Académico de Ingoré viajou à região de Biombo e derrotou o FC Cumura por 3 a 0. A equipa de Ingoré esteve melhor na partida, somando três importantes pontos na luta pela subida à primeira divisão, enquanto o seu adversário Cumura continua a afundar-se. O FC Cumura somou a segunda derrota consecutiva.

Em Bubaque, a equipa dos Bijagós recebeu no seu recinto o Desportivo Fidjus di Bideras derrotando-o por 3 a 1, somando os primeiros três pontos na prova, enquanto Fidjus di Bideras estreou-se com uma derrota.

Nos restantes jogos da série A, o Ajuda Sport Clube recebeu e venceu no campo California o Nuno Tristão FC Bula por 2 a 1. A equipa sediada em Bissau, tem três pontos, após a derrota na jornada anterior. O Nuno Tristão FC Bula, que está a trabalhar para regressar à primeira divisão de futebol, soma a sua primeira derrota na competição.

O Cupelum FC, que venceu na jornada anterior, foi derrotado frente ao Ondame na partida de encerramento da série A por 2 a 1. Em partida realizada no campo Califórnia, Ondame foi mais eficaz no capítulo da finalização e bateu a equipa liderada por Abdu Mané.

Na série B, a Estrela de Cantanhez, no Sul da Guiné-Bissau, lidera isoladamente, após o cumprimento da segunda jornada do Guines-Bola. A equipa venceu na última semana o Pitche por 1 a 0. Segundo relatos da imprensa, foi uma partida equilibrada, mas a Estrela de Cantanhez acabou por somar mais três pontos e tem agora 6.

A equipa do Sul está a ser seguida na tabela classificativa pelas equipas do FC Safim e dos Arados de Nhacra, ambos com 4 pontos. O FC Safim,  arredores de Bissau, empatou frente a Lagartos de Bambadinca a uma bola, no reduto deste último.

Os Arados de Nhacra, que desceu para segunda liga na época passada, deslocou-se a Mansabá e arrancou um empate a uma bola frente à equipa  local que há vários anos tenta regressar à primeira divisão.

No Sul, o Fulacunda FC, que foi derrotado na jornada anterior, recebeu e empatou contra o Estrela Negra de Bolama. As duas equipas somaram mais um ponto cada, embora o Fulacunda  tenha disputado apenas dois jogos no campeonato.

Em Bafatá, segunda capital do país, a equipa de Hafia de Bafatá recebeu a visita do FC Quinará e  venceu-a por 1 a 0. Após a derrota na jornada inaugural do Guines-Bola frente aos Arados de Nhacra, o Hafia de Bafatá conseguiu neste fim de semana somar três pontos na tabela classificativa.

A equipa de Quinará continua na cauda da tabela sem pontuar, concluídas duas jornadas. 

As equipas de Cacheu e Farim ficaram de folga nos respetivos grupos. 

Resultados completos da Guines-Bola:

Série A

E.N. Bissau 1 – G.D.R Quelélé 5

Ajuda SC 2 –  NTFC Bula 1

Bijagós FC 3 –  F.Bideras 1

FC Cumura 0 –  A.Ingoré 3

UDR Ondame 2 – FC Cupelum 1

Série B

Fulacunda FC 1 – E.N.Bolama 1

H.Bafatá 1 – FC Quinara 0

L.Bambadinca 1 – FC Safim 1

E. Cantanhez 1 – SC Pitche 0

ADR Mansabá 1 – A. Nhacra 1

Por: Alison Cabral

Foto: facebook A. Ingoré

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *