O atual campeão nacional, o Sport Bissau e Benfica, regressou este domingo às vitórias no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão ‘Guines-Liga’- época desportiva 2022/2023.
Em partida do encerramento da quinta jornada disputada no Estádio Lino Correia em Bissau, com um número considerável de adeptos nas bancadas, as Águias de Bissau derrotaram o FC Canchungo por 1 a 0.
Em partida muito equilibrada entre as duas equipas. A equipa de Canchungo teve ocasiões para fazer golos durante a primeira parte, mas não conseguiu concretizá-las.
As Águias de Bissau marcaram o único golo do triunfo aos 23 minutos por intermédio de Belmiro Tiago Gomes, após o qual, o FC Canchungo tentou por diversas vezes igualar o resultado, sem sucesso. O guardião das Águias de Bissau esteve melhor no jogo.
Na segunda parte, as equipas entraram determinadas em busca dos três pontos, mas o Benfica acabou por conservar a vantagem.
Com este resultado, o Benfica assumiu a vice-liderança da Guines-Liga com 11 pontos na tabela classificativa. A equipa beneficiou do empate do Sporting Clube da Guiné-Bissau e da derrota dos Portos de Bissau em Mansoa.
O Benfica, o Sporting Clube da Guiné-Bissau e a UDIB as são 3 equipas ainda invictas na competição organizada pela Liga Guineense de Clubes de Futebol.
A jornada ficou marcada com as primeiras vitórias do Massaf de Cacine, dos Balantas de Mansoa e dos Tigres de São Domingos, que sacudiram a pressão por terem somado as primeiras vitórias na competição.
Resultados completos da quinta jornada da Guines-Liga:
Benfica 1 – Canchungo 0
Pelundo 3 – Bafatá 1
Mansoa 1 – Portos de 0
São Domingos 2 – Cuntum 1
Cacine 2 – Bissorã 0
Sonaco 0 – Sporting 0
UDIB 2 – Binar 1
Pefine 1 – Gabú 0
Classificação da Guines-Liga:
1- UDIB com 13 pontos,
2 – Benfica com 11 pontos,
3 – Portos de Bissau 10 pontos,
4 – Sporting com 09 pontos,
5 – Pelundo com 08 pontos,
6 – Cuntum com 07 pontos,
7 – Pefine com 07 pontos,
8 – Binar com 07 pontos,
9 – Canchungo com 06 pontos,
10 – Bissorã com 06 pontos,
11 – Mansoa com 05 pontos,
12 – Gabú com 04 pontos,
13 – São Domingos com 04 pontos,
14 – Cacine com 04 pontos,
15 Sonaco com 03 pontos,
16 – Bafatá com 03 pontos.
Por: Alison Cabral




















O árbitro que esteve a dirigir o jogo entre, UDIB e BINAR F. C, fez uma arbitragem a quem de Desejar, apitou uma grande penalidade que não existe.