GOVERNO ANUNCIA A REALIZAÇÃO DA CAMPANHA CONTRA  A COVID-19

O Secretário-Geral do Ministério da Saúde Pública, Quiletche Na Isna, anunciou esta quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023, que o governo vai realizar uma campanha integrada contra Covid-19.

“É a primeira vez que a Guiné-Bissau realiza uma campanha contra a COVID-19 e de vacinação integrada. As autoridades querem  aumentar o número de vacinados no país”, disse.

Quiletche Na Isna falava à margem da entrega de donativos do governo do Japão, que inclui cinco viaturas, seis motorizadas, trinta e dois gravadores, uma  câmara de imagem, trinta e uma  arcas grandes e vinte pequenas e quinze frigoríficos solares.

Na Isna enfatizou que o  Ministério da Saúde Pública está a trabalhar para que a população esteja protegida da COVID-19 e outros surtos para que o país possa crescer a nível da vacinação contra doenças.

Segundo Quiletche Na Isna, para atingir os resultados esperados, será necessário reunir condições materiais para o desempenho das funções, salientando que “no convívio do mundo globalizado, os golias devem assegurar os anões para poderem andar juntos”.

O Conselheiro e chefe da missão Adjunto da representação japonesa no país, Hirose Shinichi, lembrou que o governo do seu país  apoiou a Guiné-Bissau desde o início da pandemia da COVID-19 com setecentos milhões de francos CFA e conseguiu reduzir o impacto da pandemia na vida de 65 mil pessoas.

“O Japão coopera no desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau, nomeadamente na segurança humana, na alimentação, na educação, na saúde e na justiça”, precisou

Por sua vez, a representante da Agência das Nações para a Infância no país – UNICEF, Etona Ekole advertiu que o objetivo do donativo visa reforçar as capacidades dos parceiros de implementação e apoiar os esforços do governo no sistema sanitário, bem como a comunicação social.

Acrescentou que se  enquadra no pilar de reforço de sistemas de saúde apoiado pela sua instituição, no qual prevê as melhorias sustentadas no aprovisionamento,  na qualidade e  na eficiência dos serviços de saúde, incluindo os cuidados preventivos como curativos, bem como “a resiliência do sistema como um todo”.

“Graças ao esforço do governo Japonês, o país conseguiu adquirir equipamentos de cadeia de frio a nível central e em 45 centros de saúde, em 11 regiões sanitárias, beneficiando cerca de 500 mil pessoas, realizou uma campanha de informação e sensibilização que alcançou 20206 famílias e outra que alcançou 58 mil pessoas através do postos fixos”, salientou.

De salientar que o governo Japonês  financiou o programa de apoio de emergência na resposta à crise da COVID-19 no valor de um bilião e trezentos milhões de francos CFA.

Por: Noemi Nhanguan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *