O Chefe da Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Guiné-Bissau, José Gijon, disse esta terça-feira, 14 de março de 2023, que a situação económica do país é positiva e que as metas do programa do FMI com a Guiné-Bissau estão a ser atingidas.
José Gijon falava à imprensa à saída de uma audiência com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, no quadro de uma missão da primeira revisão do programa do FMI com a Guiné-Bissau.
O chefe da missão do FMI informou que até ao momento as discussões com as autoridades guineenses sobre questões relativas ao programa a nível orçamental, são positivas e irão continuar até à próxima semana.
Revelou que a missão começou a abordar com as autoridades nacionais os pontos sobre o crescimento económico e as reformas que estão a ser implementadas, constatando-se bons indicadores.
“O FMI tem agora um programa financeiro de 38 milhões de dólares americanos e cada vez que a revisão de um programa for positiva, o país beneficia deste bolo. Por exemplo, em janeiro, o FMI deu ao país três milhões de dólares e na revisão que estamos a fazer neste momento, uma vez produzido o relatório para o Conselho de Administração com resultados positivos, o país receberá outros três milhões de dólares” , assegurou.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A



















