Ministra dos Negócios Estrangeiros: “UNIDADE DO PESCADO É UM SALTO QUALITATIVO NA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS HALIÉUTICOS”

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, afirmou esta sexta-feira, 17 de março de 2023, que a inauguração da Unidade de Transformação e Conservação do Pescado representa um “salto qualitativo e crucial” na política de valorização dos recursos haliêuticos nacionais, existentes nas águas territoriais e zonas econômicas exclusivas do país, considerando uma mais valia o investimento público da cooperação sino-guineense na economia das pescas.   

Suzi Carla Barbosa falava na cerimônia da inauguração da Unidade de Transformação e Conservação do Pescado no porto de alto Bandim, na qual disse que a pesca constitui um dos motores da economia nacional e que a inauguração daquele complexo é a concretização dos objetivos preconizados na medida em que tem impacto enorme tanto na economia do país tanto a nível social, através da criação de 200 postos diretos de trabalho.

A titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, enalteceu a excelente qualidade das relações de cooperação entre a China e a Guiné-Bissau, testemunhados pela interesse econômico e a importância social da nova infraestrutura inaugurada e dos equipamentos modernos instalados que correspondem ao maior investimento social feito por uma empresa chinesa.

Para o ministro das Pescas, Orlando Mendes Veigas, a República popular da China é um dos maiores parceiros bilaterais do Estado guineense, adiantando que a unidade industrial é o resultado de protocolo de acordo de pesca assinado em 2015 entre governo da Guiné-Bissau e a empresa construtora chinesa “Zhongyu Global SeafoodCorporation” que previa entre muitas ações, a construção de uma unidade industrial de referência suscetível de laborar produtos do mar com vista a sua exportação para o mercado internacional.

Orlando Mendes Veigas informou que a unidade ocupa uma área geográfica de 4 mil metros quadrados e o investimento total foi de 8 milhões de dólares americanos. Acrescentou que a unidade é constituída por duas câmaras frigorificas de 300 toneladas cada, dois tuneis de congelação rápida, com a capacidade de 15 toneladas diárias, uma fábrica de produção de gelo de 6 toneladas por dia, escritórios, armazéns de venda de engenhos de pesca artesanal e com capacidade de empregar até 200 pessoas.

Por seu lado, o Embaixador da República Popular da China no país, Guo Ce, disse que desde março de 1985 que a China e a Guiné-Bissau iniciaram a cooperação pesqueira até à data presente nunca foi interrompida.  Adiantou que a empresa chinesa ZhongYu Global Seatfood Corporation desenvolveu atividades pesqueiras no quadro do acordo de cooperação bilateral, desempenhando um papel importante na promoção e cooperação e intercâmbio entre a China e a Guiné-Bissau.

ZhongYu Global Seatfood Corporation é filial da China National Fisheries Corporation (CNFC). O Presidente do grupo CNFC, Zong WengFeng, presente na cerimônia,  destacou as ações que a sua empresa tem desenvolvido  no quadro da responsabilidade social.

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *