O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e da Coligação de Plataforma Aliança Inclusiva-Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, foi eleito presidente da Assembleia Nacional Popular, com 89 votos a favor, 3 votos contra e zero abstenções, no universo de 92 deputados presentes na sala.
Os novos deputados da nação votaram, numa única lista, o presidente em exercício do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Dias da Costa, para o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento, Adja Satu Camará Pinto do MADEM-G15, 2ª vice-presidente da mesa da ANP, primeira e segunda secretária, Dam Ialá Baranção e Gabriela Fernandes, respetivamente da Coligação Pai Terra Ranka, com 89 votos a favor, 3 contra e zero abstenções.

A mesa da Assembleia Nacional Popular está constituída por cinco pessoas, entre as quais três mulheres e dois homens. A Coligação, que detém o lugar de primeiro vice-presidente do Parlamento, decidiu ceder o mesmo para os renovadores na base do acordo de incidência parlamentar assinado ontem (quarta-feira, 26 de julho) entre as partes.

Refira-se que no universo de 102 deputados que constituem o hemiciclo da Assembleia Nacional Popular, 92 estiveram presentes e registou-se a ausência de dez deputados. Quatro partidos e uma coligação passam assim a constituir o Parlamento nesta décima primeira legislatura, designadamente: PAI – Terra Ranka, 54 mandatos, MADEM 29 mandatos, PRS 12 mandatos, PTG 6 mandatos e APU-PDGB tem 1 mandato.
Por: Redação
Foto: Marcelo Na Rithce

















