Figura da semana: ROSALIA DJEDJO ENTRE 15 JOVENS SELECIONADOS PARA PROMOVER A DEMOCRACIA NA ÁFRICA OCIDENTAL

A jovem e presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantil da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), Rosalia Djedjo, figura na lista de 15 jovens africanos em diferentes áreas para promover e fortalecer a democracia na África Ocidental, face há um declínio da democracia em quatros países da sub-região.

Numa publicação divulgada pela “WADEMOS” no passado dia 24 de outubro de 2023, a menina de 25 anos de idade, natural de Suzana, setor de São Domingos, norte da Guiné-Bissau, é a única jovem do país que foi selecionada para integrar este projeto.

Os “Jovens Lideres da Próxima Geração” foram selecionados, através da Rede de Solidariedade Democrática Transnacional (WADEMOS), após um rigoroso processo de seleção, com um compromisso comum de impactar positivamente a sub-região da África Ocidental. A iniciativa WADEMOS Next Gen é um programa de monitoria de seis meses concebido para capacitar e envolver jovens líderes e ativistas na África Ocidental para promover e fortalecer a democracia na região.

Cada jovem líder da próxima geração será obrigado a completar uma tarefa de 12 semanas. O projeto deve ser orientado para a democracia e a sua consolidação.

BIOGRAFIA

Rosalia Djedjo nasceu no dia 11 de maio de 1998. Concluiu o décimo segundo ano de escolaridade no Liceu Samora Moisés Machel, em Bissau em 2015/2016. Djedjo obteve grau de licenciatura em língua portuguesa em 2019 na Escola Superior de Educação-Unidade Tchico Té.

Foi professora estagiária de língua portuguesa no Liceu Samora Moisés Machel entre 2020/2022. Entre 2020, lecionou na Escola Moderna Nelson Mandela. Foi secretária do gabinete da Diretora da Rádio Difusão Nacional entre 2019 a 2020.

A jovem guineense é secretaria-geral da Associação “Onenoral” dos Filhos e Amigos da secção de Suzana. Foi eleita em 2023, presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau. A jovem líder fala inglês, português e espanhol, é conhecida pela sua capacidade de trabalhar em equipa e comunicativa.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *