A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) garantiu que o Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), a realizar-se no início do próximo ano na Costa do Marfim, não vai comprometer a realização do Campeonato Nacional de Futebol da época desportiva 2023-2024 no mês de Janeiro a Fevereiro de 2024.
A LGCF prometeu protelar as datas dos jogos da Seleção da Guiné-Bissau durante a 34ª edição da competição, que se realiza pela primeira vez após 40 anos, na Costa do Marfim.
A informação foi transmitida na segunda-feira, 30 de outubro, à secção desportiva do Jornal O Democrata pelo presidente da LGCF, Dembó Sissé, a margem da entrega de materiais desportivos aos clubes da primeira e segunda divisão na sede da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) no Alto Bandim, em Bissau.
“Sabemos que a Guiné-Bissau vai tomar parte nesta competição (CAN), vamos protelar as datas dos jogos da Seleção Nacional e não podemos parar o Campeonato Nacional, porque não temos os jogadores que atuam no campeonato interno que vão participar nesta competição, mas vamos permitir que os jogadores tenham oportunidades de ver os jogos da Guiné-Bissau no CAN”, disse.
“A nossa intenção não é interromper o Campeonato Nacional no momento que decorre o CAN’2023, vamos somente protelar as datas dos jogos da Guiné-Bissau e grandes jogos das outras seleções, mas também vamos ressalvar os aspetos relativamente aos horários dos jogos da Campeonato Nacional e do CAN”, explicou Dembó Sissé.
Numa entrevista ao Democrata sobre a nova época desportiva 2023-2024, Sissé revelou que a época vai arrancar com o jogo da Supertaça no dia 25 de novembro entre o FC Canchungo e Cupelum FC.
Após a realização do jogo da Supertaça, segundo explicação do presidente da LGCF, os campeonatos nacionais da primeira e segunda divisão vão iniciar no dia 04 de dezembro do ano em curso.
“Aproveitamos para informar aos amantes de futebol que a nova época desportiva vai arrancar no dia 25 de novembro com o jogo da Supertaça e 4 dezembro será a data do início do Campeonato Nacional da primeira e segunda divisão. Nos regulamentos aprovados no Comité Executivo da FFGB, vamos fazer esta semana, dar formação aos dirigentes dos clubes sobre os regulamentos das competições, exigências sobre licenciamento dos clubes e a forma de subvenção aos clubes”, acrescentou Sissé.
“Podem acreditar que vamos fazer um campeonato nacional muito melhor em relação ao época passada, porque se olharmos os últimos dois anos, podemos notar que melhorarmos muito e esta época desportiva queremos fazer ainda muito melhor, sobretudo no espeto da melhoria das premiações do Campeonato Nacional”, disse.
Sissé, presidente do Cupelum FC, anunciou que a FFGB vai dar subvenção aos clubes da primeira e segunda divisão no valor de 5 milhões de francos CFA, mas mediante critérios.
Segundo explicação de Sissé, o aumento do valor da subvenção aos clubes de futebol para a temporada 2023-2024 foi validado no mês de Maio último no Congresso Ordinário da federação, realizado na Ilha de Bubaque, região de Bolama, zona insular da Guiné-Bissau.
O documento foi uma proposta dos clubes de futebol submetido pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF). Nas últimas temporadas desportivas, o valor de subvenção aos clubes foi de dois milhões de Francos CFA, que agora sofreu um acréscimo de três milhões de Francos CFA.
Segundo apurou o Democrata, um dos critérios básicos para o acesso ao fundo é os clubes terem equipas de formação e uma equipa feminina na próxima época desportiva.
Relativamente a falta de patrocinadores no Campeonato Nacional, o presidente da LGCF revelou que teve um encontro com a ministra dos Desportos, Ndira Cabral, no sentido de intervir para a aplicação da lei do mecenato, e que a governante mostrou-se aberta para ajudar na aplicação deste documento que permitirá as empresas patrocinarem as entidades ligados ao desporto.
Sissé pediu ainda aos administradores dos diferentes setores do país no sentido de continuarem a apoiar os clubes durante época desportiva 2023-2024.
De salientar que no inicio do mês de outubro, a FFGB em colaboração com LGCF capacitaram os dirigentes dos clubes da primeira e segunda divisões sobre as novas plataformas de licenciamento Online de Clubes da Confederação Africana de Futebol (CAF), no sentido da modernização do futebol do país.
O sistema de licenciamento dos clubes nacionais é um projeto que condiciona a atribuição da licença necessária à participação em competições, a uma série de critérios uniformes de carácter financeiro e de infraestruturas desportivas.
A ação de formação culminou com a realização do sorteio para o Campeonato Nacional da primeira divisão da época desportiva 2023-2024. O campeão em título, o FC Canchungo, vai entrar em defesa do título na nova época 2023-2024, diante do FC Pelundo e Fc Cuntum vai defrontar Sporting Clube Guiné-Bissau.
Os jogos da primeira jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão “Guines-Liga”:
DR Gabu / FC Binar
UDIB / F. Pefine
FC Cuntum / Sporting CGB
Benfica / Arados de Nhacra
São Domingos / Sonaco
Bula / Bafafá
Portos de Bissau / B. Mansoa
FC Pelundo / FC Canchungo
A fase final do CAN-2023 terá lugar de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024. Uma competição inicialmente prevista para junho de 2023, mas adiada devido as condições climáticas na Costa do Marfim, com chuvas fortes e risco elevado de inundações que colocariam em causa o normal desenrolar da competição.
Por: Alison Cabral
















