Três marinheiros morreram este domingo, 26 de outubro de 2024, num navio de pesca turco, informou ao jornal O Democrata uma fonte junto das autoridades Marítimas da Guiné-Bissau. Os marinheiros morreram supostamente por intoxicação por gás, quando desceram no porão para organizar o pescado apanhado.
A fonte adiantou que sete pessoas que entraram no porão para salvar os seus companheiros estão em estado grave e que, depois de o navio atracar, foram levados para o hospital Nacional Simão Mendes para lhes serem dados os primeiros socorros e serem submetidos aos primeiros exames médicos.
Informou que o assunto é já do conhecimento das instituições ligadas à pesca e que elementos ligados à Polícia Judiciária, ao Instituto Marítimo Portuário, APGB, direções das pescas, bombeiros e a guarda costeira estiveram esta noite no porto de Alto Bandim para registar a ocorrência.
O confidente de O Democrata disse que o navio atracou no porto de Alto Bandim sem pescado, desconfiando que, depois do ocorrido, não se dignaram em salvar os marinheiros, priorizando o transbordo do pescado para outro barco.
A fonte não soube precisar a empresa agenciadora do referido navio.
Por: Tiago Seide