LIGA DENUNCIA QUE O CIDADÃO IBRAIMA CONTÉ CONTINUA DETIDO E PRIVADO DE  CONTACTO COM O EXTERIOR 

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denunciou que o cidadão Ibraima Conté, detido a 14 de junho de 2025, continua detido nas celas da Segunda Esquadra e privado de contacto com o exterior.

“Treze dias de sequestro – ultraje aos direitos humanos”- foi desta forma que a organização defensora dos direitos humanos começou por descrever a situação de Ibraima Conté na “Cela Sul” da Segunda Esquadra,  indicando que foi detido por agentes da polícia, sendo posteriormente conduzido para as instalações do Ministério do Interior e está numa situação desumana.

No comunicado divulgado no Facebook da organização, a Liga disse que, segundo as informações recolhidas dos familiares, Conté  encontra-se encarcerado na  “Cela Sul”,  em “condições degradantes” e “profundamente desumanas”.

“Volvidas treze longas e injustificadas noites, Ibraima Conté continua privado de contacto com o exterior, sem acesso aos seus advogados, familiares ou amigos – uma flagrante e cruel violação dos seus direitos fundamentais”, pode ler-se na nota a que O Democrata teve acesso esta sexta-feira, 27 de junho de 2025.

Para a LGDH, “este sequestro prolongado, à margem de qualquer processo judicial legítimo, viola gravemente a Constituição da Guiné-Bissau”, bem como todos os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Estado da Guiné-Bissau.

Perante “esta brutal afronta ao Estado de Direito”, a Liga Guineense dos Direitos Humanos  exigiu a  libertação imediata e incondicional de Ibraima Conté, a  cessação imediata de práticas ilegais de detenções arbitrárias e a  responsabilização integral do Ministério do Interior por qualquer atentado à vida, à saúde ou à integridade física de  Ibraima Conté.

Por: Filomeno Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *