Mercado de Transferências: VÁRIOS JOGADORES GUINEENSES MUDARAM DE CLUBE NA EUROPA 

O Mercado de Transferências dos jogadores de futebol está ao rubro nas principais ligas europeias, envolvendo muitas somas em dinheiro com a mudança dos futebolistas para novos clubes, tendo em vista a nova época desportiva 2025-2026, que arranca brevemente nos Campeonatos Internacionais. 

Este processo de transferências de jogadores já envolveu vários jovens futebolistas da Guiné-Bissau nos últimos dias, de acordo com o relato da imprensa desportiva internacional consultada esta semana pelo jornal O Democrata. 

Nomes como Serif Nhaga, Alexandre Mendy, Álvaro Djaló, Zidane Banjaqui, Edgar Ié, José Jó, Leandro Sanca, Adulai Jaló, Toni Correia estão envolvidos entre outros jovens talentosos.

Estes jovens promessas futebolistas guineenses transferiram para novos clubes para continuarem a desenvolver os dotes futebolistas enquanto jogadores profissionais. Alguns destes atletas vão pela primeira vez jogar num campeonato da primeira divisão e profissional.  

O defesa esquerdo, Serif Nhaga, que chegou de partilhar o balneário com Leonel Messi no Paris Saint-Germain, embora não tivesse conseguido jogar na equipa principal do clube francês, vai agora no Leixões da segunda Liga Portuguesa de Futebol. 

Visto como grande promessa e sem jogos como profissional, Nhaga chega ao emblema do Mar desejoso de mostrar seus serviços e dar os primeiros passos numa equipa principal.

Já Álvaro Djaló, o jovem avançado, que nasceu em Espanha, é novo reforço do Al Gharafa do Qatar, após passagem menos feliz pelo Atlético de Bilbao da Espanha. No clube espanhol, Djaló marcou um golo em 28 jogos. 

Recentemente a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) reuniu-se com a mãe de Álvaro Djaló em Bissau, tendo em vista convencer o atleta a jogar pela Seleção Nacional “Os Djurtus”, futuramente. 

Na Grécia, o médio internacional guineense, Zidane Banjaqui, foi anunciado como novo jogador do Panserraikos da primeira liga grega. Banjaqui, que nasceu em Portugal, rubricou um contrato de dois anos, segundo a imprensa portuguesa. 

Em Portugal, o defesa central guineense, Edgar Ié, que fez formação no Sporting Clube de Portugal e Barcelona de Espanha, foi anunciado como jogador de Feirense da segunda Liga Portuguesa. 

Aos 31 anos de idade, Ié vai voltar a jogar após um ano sem competir, após terminar o contrato com o Dinamo de Bucareste da Roménia. 

Por seu turno, Leandro Sanca, o jovem jogador que chegou de ser convocado pela seleção nacional, vai jogar nesta época desportiva na Polónia. Sanca, assinou um contrato de dois anos com Piast Gliwice da primeira liga da Polónia.  

Como atleta, Sanca já teve passagem por Spezia da Itália e Chaves de Portugal. 

A Liga Angolana de Futebol vai contar com mais dois jogadores para época desportiva 2025-2026. Após o Clube Desportivo da Huíla ter contratado Mamadu Sané na época passada, o clube angolano anunciou esta semana mais dois atletas guineenses. 

Trata-se de José Jó e Adulai Jaló “Jiménez “. Jó, saiu do Sport Bissau e Benfica, onde foi campeão nacional, para o clube angolano. Por seu turno, Jaló, saiu do Rayon Sport FC da primeira liga do Ruanda para vestir as cores da Huíla. 

Em França, o internacional guineense, Alexandre Mendy, é novo reforço do Montpellier da segunda Liga francesa de futebol. 

Mendy, que está em rota de colisão com a equipa da seleção nacional, apontou na última época desportiva 10 golos e duas assistências no Caen, o seu anterior clube. 

Para além destes jovens guineenses, vários outros jovens da origem guineense também mudaram de clube, com destaque para Chico Lamba que rumou ao Saint-Étienne da França. 

Transferência para o clube que na época passada desceu à II Liga francesa foi consumada por cerca de seis milhões de euros que, tal como O JOGO já escreveu, pode chegar aos oito milhões de euros, caso sejam cumpridos determinados objetivos.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *