‎PRESIDENTE DA RENAJ APONTA O ELEVADO CUSTO DE PROPINAS COMO UM DOS ENTRAVES AOS ESTUDANTES GUINEENSES EM PORTUGAL

O presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Abulai Djaura, revelou esta quinta-feira, 24 de julho de 2025, que o custo de propinas em Portugal é uma dos maiores constrangimentos aos estudantes guineenses neste país.

‎Em declarações à Rádio Jovem, no âmbito da sua participação num evento internacional promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis de Portugal, realizado na cidade de Guimarães, distrito de Braga, Abulai Djaura disse ter recebido informações da comunidade guineense, em especial dos jovens residentes em Portugal com “profunda preocupação”, tendo indicado o elevado custo de propinas como um dos principais entraves.

‎“Muitos jovens guineenses enfrentam sérias dificuldades para arcar com as propinas universitárias, que são bastante altas e não correspondem à realidade financeira dos nossos conterrâneos, sobretudo em Lisboa, onde ainda precisam pagar rendas, alimentação e outras despesas básicas”, afirmou.

‎Comovido com a situação, o presidente da RENAJ pediu que as autoridades guineenses  criem condições que permitam a implementação de cursos de mestrado na Guiné-Bissau, como forma de reduzir a dependência do ensino superior estrangeiro e, consequentemente, os encargos que recaem sobre os estudantes no exterior.

‎“É urgente que o país comece a oferecer cursos de pós-graduação, para evitar que os nossos jovens tenham que procurar formação no estrangeiro, enfrentando tantas dificuldades”, sublinhou, admitindo que  as dificuldades de acesso à educação têm um impacto direto na vida e nas perspectivas futuras dos jovens guineenses. 

‎Defendeu, neste particular, que o Estado deve criar políticas que fomentem o emprego e a fixação dos jovens no país.

‎“O Governo precisa de começar a trabalhar seriamente para garantir oportunidades de emprego, criar alternativas reais para os jovens dentro do nosso próprio território”, concluiu.

‎Por: Redação

‎O Democrata/ Rádio Jovem

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *