Djurtus: FFGB ANUNCIA EMILIANO TÉ COMO SELECIONADOR NACIONAL INTERINO DA GUINÉ-BISSAU 

Quase dois meses após a saída de Luís Boa Morte do cargo de selecionador nacional da Guiné-Bissau, a Federação de Futebol do país (FFGB) anunciou o nome do novo técnico dos “Djurtus”, como é conhecida a seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau. 

Trata-se do técnico nacional, Emiliano Té, que selecionador nacional adjunto na era de Baciro Candé. Té vai agora assumir de forma interina o cargo do selecionador nacional da Guiné-Bissau. 

A informação foi transmitida no sábado, 27 de julho de 2025, pelo primeira vice-presidente do organismo, Rivaldo Cá, após o jogo do final do campeonato nacional da segunda divisão entre o Cupelum FC e o Massaf de Cacine no estádio Lino Correia em Bissau. 

“Emiliano Té será o novo selecionador nacional para um período temporário e a nossa aposta é trabalhar com técnicos nacionais. Ele terá como selecionador nacional adjunto, Aneximenes Pereira e o Luís António Mango “Dutur” será o preparador físico e para breve serão anunciados os restantes elementos da equipa técnica nacional e a lista das pessoas que passarão a acompanhar a seleção Nacional, evitando assim intrusos no do grupo”, declarou Rivaldo Cá.

Segundo explicou Cá, esta nova dinâmica da FFGB sobre as pessoas que passarão integrar a caravana da seleção nacional, foi uma das exigências dos jogadores nacionais.  

“Desta vez faremos uma coisa mais estruturada e documentalmente será anunciada pelos órgãos competentes da FFGB e pelo Governo”, disse.

Embora tenha anunciado a nova equipa técnica interina, a FFGB não especificou se futuramente vai contratar um novo selecionador nacional para assumir o cargo. 

Importa salientar que a atual direção da FFGB, liderada por Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, tinha apostado em Março de 2024 numa nova equipa técnica, liderada por Boa Morte, mas acabou por não conseguir a qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos. 

O contrato tinha como objetivos continuar a apurar Guiné-Bissau para a fase final do CAN, levar o país pela primeira vez ao Mundial e formar treinadores locais.

Após falhar a quinta qualificação consecutiva para o CAN e com apuramento para o Campeonato do Mundo 2026 em risco, Boa Morte acabou por abandonar o cargo de selecionador nacional, graças um acordo mútuo com a FFGB no mês de junho último.

Aneximenes Pereira, que foi adjunto de Boa Morte,  é o único elemento da anterior equipa técnica que vai continuar no cargo nesta nova estrutura técnica interina. 

Inserida no grupo A de fase do apuramento para o Mundial, a Guiné-Bissau tem 6 pontos na tabela classificativa, que tem como lider a seleção do Egito com 16 pontos.

Após a derrota no mês de março em casa, diante da sua congénere de Burkina Faso, os Djurtus vão receber em Bissau no próximo mês de Agosto a seleção da Serra Leoa. A partida será realizada no Estádio Nacional 24 de Setembro, no Alto Bandim. 

Os comentadores e analistas desportivos dizem em Bissau que não existe uma reorganização dentro da FFGB, mesmo contratando o treinador espanhol, Pep Guardiola a Seleção Nacional não vai conseguir os seus objetivos nas competições internacionais. 

Numa recente entrevista ao Jornal O Democrata, o comentador desportiva, Gorky Medina diz que não existe planeamento para o futebol na instituição federativa nacional, por isso, nenhum projeto desportivo terá sucesso nas competições internacionais onde a Guiné-Bissau tem participado com diferentes seleções nacionais.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *