A Comissão Política Nacional do Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) indicou o seu Presidente, Nuno Gomes Nabiam, como candidato às eleições presidenciais de 23 de novembro deste ano na Guiné-Bissau. Contudo, o órgão autorizou Nabiam a avaliar e decidir da necessidade de avançar ou não com a sua candidatura ao cargo de Presidente da República.
A decisão foi tomada este sábado, 13 de setembro, na reunião extraordinária, na qual participaram 70 dos 131 membros que constituem o órgão.
Lê-se na resolução consultada pelo O Democrata que aquele órgão autorizou também o seu líder, Nuno Gomes Nabiam, a negociar acordos de coligação eleitoral.
Referindo-se à abertura dos trabalhos, a resolução refere que Nuno Gomes Nabiam saudou os membros da Comissão Política, destacando a resiliência e vontade do Partido em contribuir para a construção do Estado de Direito.
Também analisou o quadro “sombrio” do país relativamente ao exercício da democracia e da liberdade, tendo acordado a marcação das eleições legislativas e presidenciais de 23 de novembro de 2025.
Por: Tiago Seide
















