Opinião: INICIATIVA DE GOVERNANÇA GLOBAL INJETA NOVO IMPULSO PARA PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE COM FUTURO COMPARTILHADO PARA A HUMANIDADE

No dia 1 de setembro no ano corrente, o Presidente da China, Sr. Xi Jinping, propôs a “Iniciativa de Governança Global” (doravante referida como “IGG”) na reunião da Organização de Cooperação de Shanghai Plus, que desencadeou forte ressonância na comunidade internacional. Seguindo as Iniciativas de Desenvolvimento Global, de Segurança Global e de Civilização Global, a IGG é uma outra grande iniciativa global que o Presidente Xi Jinping propôs, do ponto de vista do destino compartilhado de todos os países e do desenvolvimento e progresso da sociedade humana, a qual aponta a direção para a reforma do sistema de governança global e injeta novo impulso importante para promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

A IGG segue a tendência histórica e atende aos desejos comuns dos povos de todos os países. A conjuntura internacional atual registra mudanças e turbulências. A Organização das Nações Unidas e o multilateralismo estão a ser desafiados. O déficit na governança global continua a aumentar. A ascensão coletiva dos mercados emergentes e países em desenvolvimento levou a mudanças revolucionárias na arena internacional. O apelo do Sul Global por paz, desenvolvimento e cooperação está a crescer, e a urgência de aprimorar a governança global e corrigir injustiças histórias está a aumentar. Neste contexto, a proposta da IGG responde oportunamente à grande questão, altamente focada pela comunidade internacional, de “que tipo de sistema de governança global vamos construir e como reformar e melhorar a governança global”, respondendo aos desejos comuns dos povos de todos os países e atendendo às necessidades urgentes do mundo atual.

A IGG possui fundamento teórico completo e preciso, destacando-se por sua notável cientificidade e natureza prática. A IGG salienta que, a igualdade soberana é o principal pré-requisito para a governança global, devemos promover mais democracia nas relações internacionais e aumentar a representação e a voz dos países em desenvolvimento; o Estado de Direito internacional é a garantia fundamental da governança global, devemos defender inabalavelmente os propósitos e princípios da Carta da ONU e garantir que o direito e as regras internacionais sejam aplicados de forma igual e uniforme para todos os países; o multilateralismo é o caminho básico para a governança global, devemos defender o princípio de consulta extensiva, contribuição conjunta para benefícios compartilhados, e garantir o estatuto e autoridade da ONU; uma abordagem centrada nas pessoas é um valor fundamental inerente à governança global, devemos garantir que os povos de todos os países participem conjuntamente na governança global e compartilhem os seus resultados, para salvaguardar melhor os interesses comuns de todos os países do mundo; agir de forma concreta é um princípio relevante da governança global, devemos coordenar globalmente as ações, mobilizar plenamente os recursos de todas as partes e produzir mais resultados tangíveis, a fim de evitar a defasagem e a fragmentação da governança com cooperação pragmática. Estes cinco conceitos suportam-se mutuamente, fornecendo direção clara e orientação prática para que a comunidade internacional reforme e aprimore o sistema de governança global.

A IGG demonstra o senso de responsabilidade da China em reformar e aprimorar o sistema de governança global, e manter a ordem internacional de forma ativa. Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, a China tem sempre cumprido ativamente suas devidas responsabilidades internacionais. O Presidente Xi Jinping, com uma visão ampla do cenário internacional e uma consciência do mundo, propôs sucessivamente a construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota e as três iniciativas globais, e apelou a todos os países para que trabalhem juntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e um mundo aberto, inclusivo, limpo e belo, de paz duradoura, segurança universal e prosperidade comum, indicando a direção para o destino e o futuro da humanidade. Como um outro importante bem público, a IGG, juntamente com as três iniciativas globais, injetam estabilidade e certeza neste mundo turbulento e instável a partir das quatro dimensões de desenvolvimento, segurança, civilização e governança, demonstrando o senso de responsabilidade da China em assuntos internacionais.

Este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Mundial Antifascista, bem como o 80º aniversário da fundação da ONU. Há oito décadas, com base numa reflexão profunda sobre as dolorosas lições das duas guerras mundiais, a comunidade internacional decidiu estabelecer a ONU, dando início a uma nova prática de governança global. Hoje, os povos de todos os países do mundo devem lembrar conjuntamente as revelações e lições da história, trabalhar juntos para defender a ordem internacional, reformar e aprimorar a governança global, e salvaguardar a paz e o desenvolvimento mundial. A China e a Guiné-Bissau são ambos países do Sul Global e têm sido bons parceiros e companheiros na prática conjunta do multilateralismo e na promoção da reforma do sistema de governança global. A China está disposta a continuar a trabalhar com todos os países, incluindo a Guiné-Bissau, para assumir corajosamente grandes responsabilidades e seguir firmemente o caminho certo, defender firmemente o sistema internacional com a ONU no centro e a ordem internacional baseada no direito internacional, implementar seriamente a IGG, promover a construção de um sistema de governança global mais justo e razoável e avançar conjuntamente em direção a uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, de modo a fazer esforços incansáveis para a nobre causa da paz e do desenvolvimento humano.     

Por: Yang Renhuo

Embaixador da República da China na República da Guiné-Bissau 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *