GUINÉ-BISSAU E BURUNDI ASSINAM ACORDO DE QUADRO DE COOPERAÇAO DE ISENÇÃO DE VISTOS PARA PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS E ORDINÁRIOS

A República da Guiné-Bissau assinou esta terça-feira, 16 de setembro de 2025, três acordos de cooperação com a República do Burundi, nomeadamente acordo quadro de cooperação, acordo de isenção de vistos para passaportes diplomáticos, de serviços e ordinários e protocolo de acordo sobre consultas políticas e diplomáticas.

Todos os instrumentos foram assinados no quadro da visita de Estado de três dias, de 15 a 17 do mês em curso, que o Chefe de Estado do Burundi está a realizar no país. 

Os acordos de cooperação foram rubricados no salão nobre dos negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, pelo ministro dos negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Carlos Pinto Pereira, e o seu homólogo de Burundi, ministro dos negócios Estrangeiros, Integração Regional e da Cooperação para o Desenvolvimento da República do Burundi, embaixador Edouard Bizimana, na presença dos dois chefes de Estado.

Após a reunião bilateral e assinaturas de acordos de cooperação, o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse que os dois países percorreram caminhos semelhantes, marcados pela vivência e determinação dos povos e constante procura de meios necessários para garantir a soberania, a dignidade e o desenvolvimento dos respetivos países.

O chefe de Estado guineense adiantou que a visita de Estado reforça laços humanos, económicos, diplomáticos, comerciais, académicos, culturais, desportivos, bem como promove intercâmbio entre jovens, mulheres, empreendedores e setores privados dos dois países.

Umaro Sissoco Embaló informou que, com a assinatura de acordo quadro e vários outros acordos setoriais, incluindo isenção de vistos, fica demostrado firmemente que a cooperação entre os dois países conhecerá melhores caminhos para parcerias frutuosas em setores chave como a agricultura, a educação, as infraestruturas, o comércio e a segurança.     

“É com grande alegria que acolhi o Presidente da República do Burundi e a sua delegação na Guiné-Bissau. Após a visita que tive grande prazer de realizar em Abril passado, a visitado de Estado que inicia hoje marca um momento importante na história das nossas relações bilaterais, como símbolo de amizade, de solidariedade e de aproximação entre os nossos dois países e povos irmãos. Apesar da distância geográfica que nos separa, a Guiné-Bissau e o Burundi estão unidos pelos mesmos princípios e valores, bem como uma visão partilhada da importância, da paz e da unidade nacional”, sublinhou.

Por seu lado, o Presidente da República do Burundi, Évariste Ndayishimiye, disse que esta é primeira visita de Estado que realiza para a Guiné-Bissau e inscreve-se na ligação de amizade e da solidariedade entre os dois países, iniciada depois de muitos anos e foi reforçada aquando da visita do Presidente Embaló a Burundi no passado mês de março do ano em curso.

Acrescentou que o convite que lhe foi formulado contentou-lhe, porque “queria descobrir este belo país e quando cheguei ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira vi que a Guiné-Bissau é um país de futuro e de esperança, com uma visão para o desenvolvimento”.

Évariste Ndayishimiye sublinhou que o Burundi e a Guiné-Bissau partilham o mesmo espaço geográfico que é o continente africano e tem a mesma visão no domínio da integração africana, enquanto garantia da paz e da segurança coletiva, proximidade política e desenvolvimento, promoção de interesses comuns da Zona Livre de Comércio Africana e “a determinação de fazer face ao futuro do continente no espírito da agenda da União Africana e da África que queremos para nós”.

Ainda no quadro desta visita de Estado, o chefe de estado do Burundi foi condecorado com Medalha Amílcar Cabral para depois seguir junto do Mausoléu de Amura para depositar coroas de flores na campa de Amílcar Cabral e do General João Bernardo Vieira.

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *