Eleições gerais: MADEM-G15 GARANTE APOIO AO PR SISSOCO E AFIRMA QUE VENCERÁ COM MAIORIA ABSOLUTA 

Fidélis Forbs, vice-coordenador de uma das alas do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM), afirmou que a ala dirigida pelo primeiro-ministro, Braima Camará, vai apoiar o Presidente da República cessante, Umaro Sissoco Embaló, nas eleições presidenciais, garantindo que este vencerá logo na primeira volta, com maioria absoluta.

“Vamos apoiar incondicionalmente o General Umaro Sissoco Embaló para um segundo mandato, contra quem quer que seja. Umaro Sissoco Embaló vencerá as eleições presidenciais com maioria absoluta logo na primeira volta”, declarou, para de seguida, anunciar que vão juntar-se a Plataforma Republicana para apoiarem a reeleição do Presidente Embaló. 

O político, que atualmente exerce também as funções de ministro de energia no governo da Iniciativa Presidencial, fez estas declarações durante uma reunião em que o Coordenador Nacional, Braima Camará, se encontrou com os dirigentes da sua ala, para anunciar o apoio ao Presidente Embaló e a consequente iniciativa de se aliar à Plataforma Republicana nas eleições legislativas de novembro.

Forbs acrescentou que a ala de Braima Camará vai igualmente juntar-se à Plataforma Republicana, com convicção e determinação para apoiar a reeleição do Presidente Umaro Sissoco Embaló para um segundo mandato.

“Vamos juntarmo-nos à Plataforma Republicana com muita convicção e determinação. Irmãos, não ouçam ninguém e deixem cada partido político fazer o seu trabalho. Que ninguém venha dizer-nos que caminho devemos seguir, porque temos consciência do rumo a tomar. Vamos continuar no caminho que trilhámos desde o início, porque começámos a nossa caminhada em 2018 e até hoje os resultados têm sido satisfatórios”, afirmou o dirigente do MADEM-G15.

Forbs recordou ainda, na sua comunicação, que muitos dos militantes e dirigentes da sua ala foram expulsos do PAIGC e decidiram seguir um novo caminho, defendendo que devem continuar unidos.

“Temos a obrigação de tornar o nosso partido cada vez mais forte. Devemos pensar com as nossas próprias cabeças e caminhar com os nossos próprios pés. Em nenhuma circunstância devemos permitir que as redes sociais nos instrumentalizem, nem devemos aceitar ser manipulados por ninguém”, exortou, acrescentando que compreendem mais de política do que “os manipuladores das redes sociais”.

Lembrou também que, no PAIGC, desempenhou funções como presidente de base, vice-presidente de secção, membro da comissão política de zona, membro da comissão política do setor autónomo de Bissau, membro do Comité Central e suplente do Bureau Político, frisando que participou na fundação do MADEM.

“Por isso, ninguém nos pode enganar relativamente à política guineense”, afirmou.

Reafirmou que apoiarão incondicionalmente a reeleição do Presidente Embaló e trabalharão para que este vença as eleições presidenciais logo na primeira volta. No entanto, observou que “há sempre políticos que reclamam fraude” e que “já começaram a levantar suspeitas sobre o processo”. 

“Em 2023 reclamaram fraude, mas o Coordenador Nacional declarou, aqui mesmo, a derrota nas legislativas. Ainda assim, esse grupo de políticos continuou a falar em fraude. Estão a voltar com a mesma narrativa, alegando desconfiança no processo”, criticou, para depois citar o ditado português: “não há pão para malucos, nem vinho para bêbados”, concluindo que “vai ganhar quem merece”

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *