O Mandatário da Candidatura de Umaro Sissoco Embaló, as eleições presidenciais de novembro, Marciano Silva Barbeiro, afirmou esta segunda-feira, 22 de setembro de 2025, que depois do pai da nacionalidade guineense, Amílcar Lopes Cabral, que liderou a luta de libertação nacional, “o Presidente Embaló, figura como o líder do processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau, executando o programa maior do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC)”.
Marciano Silva Barbeiro, falava aos jornalistas após a entrega de candidatura de Umaro Sissoco Embaló para o segundo mandato presidencial, no Supremo Tribunal de Justiça, no qual disse que a campanha eleitoral do Sissoco Embaló está feito, através das realizações feitas durante o primeiro mandato, porque as obras falam por si mesmo, assim espera que o povo guineense aceitará renovar o mandato de Embaló para cinco anos a fim de resolver problemas mais candentes com os o país está a deparar-se há vários anos.
“Entregamos a candidatura de Umaro Sissoco Embaló, o que é indispensável, porque toda gente sabe quem é ele, não só como Presidente da República que esta cessar o seu primeiro mandato, mas também enquanto cidadão, sabemos qual foi a sua contribuição no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau não estava a desempenhar nenhuma função. Esta candidatura para eleições de 23 de novembro do ano em curso não é preciso falar muita coisa, mas sim a realização feita durante cinco anos do primeiro mandato fala por si mesmo. Sabemos que algumas pessoas desprezam o trabalho realizado, mas entendemos que qualquer cidadão que queira o desenvolvimento do país aceitará as mudanças substanciais em todos os setores e apoiará Sissoco Embaló para o segundo mandato”, sublinhou.
O responsável acredita que no dia 23 de novembro próximo, será o dia em que todos os filhos da Guiné-Bissau cantarão a vitória a favor de um filho digno que demonstrou que é capaz de responder às expetativas, razão que fez com que milhares de homens e mulheres guineenses perderam a sua juventude durante a luta de libertação nacional para tornar um país livre e independente.
“Queremos agradecer mais de oito mil cidadãos guineenses que decidiram subscrever a recandidatura de Umaro Sissoco Embaló, pedindo-lhe que concorra para o segundo mandato a fim de continuar a trabalhar para o bem do povo entre eles, jovens, mulheres, homens e combatentes da liberdade da pátria. Esperamos que não seja novidade para ninguém, porque todos nós participaremos na campanha eleitoral para a recondução do atual Presidente da República de maneira que todos os cidadãos estão convidados para acompanhar este processo de libertação da Guiné-Bissau”, apelou.
Por: Aguinaldo Ampa





















