O partido Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento (COLIDE-GB) decidiu não apresentar uma candidatura própria às presidenciais, por não ter havido manifestação de interesse entre os militantes.
A decisão foi tomada, no domingo, na reunião da Comissão Política Nacional do partido, para deliberar sobre a participação daquela formação política nas próximas eleições legislativas e presidenciais, previstas para 23 de novembro de 2025, na qual, como alternativa, a direção do COLIDE-GB recebeu mandato para negociar acordos políticos estratégicos com outras formações e personalidades nacionais, visando apoios a candidatos independentes ou externos ao partido.
Segundo uma resolução consultada pelo O Democrata, a Comissão Política Nacional do partido elegeu Juliano Augusto Fernandes, presidente do partido, como cabeça de lista e candidato a Primeiro-Ministro, em caso de vitória eleitoral nas eleições legislativas.
O COLIDE-GB decidiu ainda concorrer em todos os círculos eleitorais, caso não integre coligações, admitindo a possibilidade de integrar as listas conjuntas, de acordo com os entendimentos firmados em eventuais coligações.
O partido liderado pelo ex- ministro do Interior, Juliano Augusto Fernandes, renovou o mandato da Diretoria Nacional de Campanha, dirigida por Nosolino Joaquim Mendonça, que também manterá a função de mandatário das listas de candidatos.
Refira-se que as eleições legislativas antecipadas e presidenciais na Guiné-Bissau estão marcadas para o dia 23 de novembro. O Supremo Tribunal de Justiça fixou o dia 25 de setembro como data limite de entrega de candidaturas.
Por: Tiago Seide



















