MISSÃO DA CEDEAO DE APOIO DE ESTABILIZAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU CELEBRA 65º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA NIGÉRIA 

A Quarta Missão de Apoio de Estabilização da CEDEAO -Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, na Guiné-Bissau, organizou esta quarta-feira, 1 de outubro de 2025, uma parada militar para  assinalar o sexagésimo quinto aniversário da independência da República Federal da Nigéria.

O evento foi testemunhado pelas autoridades governamentais da República da Guiné-Bissau, da Comissão da CEDEAO, no país e do corpo diplomático acreditado na Guiné-Bissau.

A cerimónia foi marcada com um desfile estático, documentação sobre a Nigéria, exposição cultural, entre outras atividades realizadas nas instalações da Base Aérea, em Bissau.

Presidindo a cerimónia de celebração dos 65 anos da independência da Nigéria, a representante residente do presidente da Comissão da CEDEAO, Ngozi Ukaeje, elogiou “o trabalho árduo” e  “resiliente” da Missão de Apoio de Estabilização da CEDEAO na Guiné-Bissau, pelo seu contributo para o reforço das relações entre a Nigéria e a Guiné-Bissau, rumo a um futuro mais risonho para a região comunitária Oeste Africana.

Ngozi Ukaeje agradeceu o esforço de todos e o apoio prestado ao contingente nigeriano, para organizar “um sonho” e “uma exibição cultural maravilhosa”, tendo sublinhado a colaboração da Guiné-Bissau em proporcionar um ambiente de trabalho propício.

No seu discurso, recordou do dia em que os britânicos entregaram as rédeas do poder à República Federal da Nigéria, um processo que foi duramente criticado pelos sucessivos governos nigerianos na estabilidade da África Ocidental.

“Isto está em linha com o tema do 50º aniversário da CEDEAO, o que é mais forte em conjunto para um futuro mais risonho”, enfatizou.

Ukaeje destacou que vários líderes nigerianos têm-se concentrado cada vez mais nos objetivos da CEDEAO, fortalecer a visão, construir ideias para consolidar os princípios da democracia e de boa governação.

Por: Carolina Djemé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *