O Secretário de Estado da Juventude, Lesmes Mutna Monteiro, apontou esta quarta-feira, 01 de outubro de 2025, o Fórum de Investimento como uma oportunidade de reflexão sobre o futuro da Guiné-Bissau.
Lesmes Monteiro, que falava na quarta-feira, na abertura da segunda edição do Fórum Internacional de Investimento da Guiné-Bissau 2025, promovido pelo Kajar Grupo em colaboração com o governo guineense, defendeu que a população deve investir e criar condições para o seu bem-estar, independentemente das obrigações do Estado.
O governante anunciou, no seu discurso, que o executivo de iniciativa presidencial tem estado “a trabalhar arduamente” para poder aumentar a confiança dos investidores no país, melhorar o ambiente de negócio, avançar com reformas orçamentais e fiscais e criar um quadro de estabilidade para permitir o melhor investimento do setor privado.
Assegurou, neste particular, que o Fórum vai ser ponto de partida que vai ligar o setor privado ao Estado para permitir a dinamização da economia da Guiné-Bissau e impulsionar o desenvolvimento do país.
“O primeiro-ministro, Braima Camará, é um grande empresário e através dele pode haver possibilidades, em termos de abertura maior entre o setor privado e o Estado”, destacou e disse que com essa abertura, o setor privado pode sentir-se em segurança para que possa investir e através do investimento do setor privado, o governo poderá criar condições para melhorar a situação da população.
Referiu que o Estado por mais que possa ter condições vai ter a necessidade de colaborar com o setor privado, que” é uma forte componente para impulsionar o desenvolvimento”.
Por sua vez, a representante das mulheres guineenses nas atividades económicas, Mariama Danfa Vieira Nanque, falou da determinação das mulheres que “têm sido alvo de admiração” e algumas delas continuam a sustentar famílias em casa, dinamizando os mercados locais.

“Investir em micro e médias empresas é contribuir de forma silenciosa, mas essencial para o crescimento económico do país”, disse , afirmando que o investimento nas mulheres fortalece famílias, comunidades, países e o mundo inteiro.
Neste sentido, manifestou a disponibilidade das mulheres em trabalhar em conjunto para a superação dos obstáculos e transformar desafios em oportunidades, desejando que o Fórum de Bissau seja um espaço que abre oportunidades rumo a uma economia global mais inclusiva, inovadora e sustentável.
Por: Natcha Mário M’bundé





















