Quase duas décadas depois da sua primeira passagem pelo Flamengo de Pefine, o treinador guineense, Infamara Dabó, volta a assumir o comando técnico desta equipa sediada no bairro de Pefine em Bissau, onde começou a sua carreira como técnico.
Conhecido no mundo do futebol por “Mister Vando”, um dos técnicos nacionais mais experientes em ativo, sucedeu no cargo do treinador do Flamengo de Pefine, Causo Dabó, que decidiu encerrar a carreira de treinador aos 34 anos, após o término da temporada desportiva 2024/2025.
Com a missão de dar novo “impulso e dinâmica” a esta equipa no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão para temporada 2025/2026, Mister Vando assegurou que o seu principal objetivo é a permanência no escalão maior de futebol nacional, lutando pelos três pontos jornada a jornada.
A informação foi transmitida pelo próprio técnico guineense, durante uma entrevista concedida ao Jornal O Democrata esta terça-feira, 14 de outubro de 2025, com propósito de falar do seu futuro como treinador, tendo em vista a próxima época desportiva que arranca em breve, no país.
”Sou homem de futebol e apareceu-me de novo essa oportunidade de trabalhar novamente com o Flamengo de Pefine, que achei muito bom e é uma grande motivação para mim voltar a comandar esta equipa de Pefine. Hoje, volto ao Flamengo de Pefine como um treinador mais experiente e um treinador que todos conhecem, com muita exigência constante aos jogadores e com colaboração de todos os filhos de Pefine no sentido de dar maior motivação aos atletas durante as provas nacionais”, declarou Infamara Dabó.
Mister Vando, que na sua primeira passagem por Flamengo de Pefine levou esta equipa ao quarto lugar do Campeonato Nacional da primeira divisão e conquistar o Campeonato Nacional da segunda divisão sem derrota, admitiu conhecer as dificuldades financeiras da equipa há várias anos, ainda assim garantiu que a sua presença no comando técnico vai restabelecer o respeito ao Flamengo de Pefine.
”Todas as equipas que jogarão com o Flamengo de Pefine vão dar respeito à equipa, devido à grandeza do seu treinador no futebol da Guiné-Bissau. Portanto, penso que o Flamengo de Pefine vai jogar pela permanência e pode prometer lutar pela conquista do campeonato nacional, porque vencer a prova exige muitas coisas, nomeadamente a contratação de jogadores. Sei que o atual plantel tem jogadores de qualidade, por isso não lhes retiro esse mérito. Vamos trabalhar para permanência. Sonhar com o título agora pode ser uma ilusão. Temos as equipas como Benfica, o Canchungo FC, Sporting e União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), que são candidatas ao título “, afirmou.
Segundo avançou, neste momento a estrutura técnica e a Direção do Flamengo de Pefine estão a fazer prospeção de novos talentos nos diferentes campeonatos de defeso a nível de Bissau que poderão integrar esta equipa para a temporada 2025/2026.
Os trabalhos da pré-época, tendo em vista a temporada 2025-2026, vão iniciar no final de mês de outubro no campo Ansu Camará, que pertence ao Flamengo de Pefine. Para além dos jogadores que serão contratados, a estrutura técnica disse que a equipa está aberta para todos os jovens que pretendem mostrar o seu talento.
Na última época desportiva sob a liderança de Causo Dabó, o Flamengo de Pefine teve enormes dificuldades ao longo da temporada, apenas conseguiu a manutenção na última jornada, após a vitória diante do FC Canchungo por 2 a 1.
O Mister Vando foi jogador internacional guineense. Jogou em vários clubes, entre os quais Mavegro FC, Sport Bissau e Benfica e o Sporting Clube da Guiné-Bissau, onde foi campeão nacional. Vando representou a Seleção Nacional nos Jogos da Lusofonia, na Taça Amílcar Cabral e nas Eliminatórias de acesso ao Campeonato Africanos das Nações (CAN).
Além de Flamengo de Pefine, onde começou como treinador adjunto e posteriormente treinador principal, Vando orientou equipas como Estrela Negra de Bissau “FARP”, onde conseguiu a proeza de levar esta equipa a militar na primeira divisão e no Nuno Tristão FC Bula, onde foi campeão nacional em 2013-2014 e vencedor da Supertaça da Guiné, dando a esta equipa o seu primeiro título. O treinador trabalhou ainda no Pitche e no Sporting Clube de Bafatá.
Por: Alison Cabral



















