‎Futebol: 19 ANOS DEPOIS “MISTER VANDO” VOLTA A TREINAR O  FLAMENGO DE PEFINE

Quase duas décadas depois da sua primeira passagem pelo Flamengo de Pefine, o treinador guineense, Infamara Dabó, volta a assumir o comando técnico desta equipa sediada no bairro de Pefine em Bissau, onde começou a sua carreira como técnico.

‎Conhecido no mundo do futebol por “Mister Vando”, um dos técnicos nacionais mais experientes em ativo, sucedeu no cargo do treinador do Flamengo de Pefine, Causo Dabó, que decidiu encerrar a carreira de treinador aos 34 anos, após o término da temporada desportiva 2024/2025.

‎Com a missão de dar novo “impulso e dinâmica” a esta equipa  no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão para temporada 2025/2026, Mister Vando assegurou que o seu principal objetivo é a permanência no escalão maior de futebol nacional, lutando pelos três pontos jornada a jornada.

‎A informação foi transmitida pelo próprio técnico guineense, durante uma entrevista concedida ao Jornal O Democrata esta terça-feira, 14 de outubro de 2025, com propósito de falar do seu futuro como treinador, tendo em vista a próxima época desportiva que arranca em  breve, no país.

‎”Sou homem de futebol e apareceu-me de novo essa oportunidade de trabalhar novamente com o Flamengo de Pefine, que achei muito bom e é uma grande motivação para mim  voltar a comandar esta equipa de Pefine. Hoje, volto ao Flamengo de Pefine como um treinador mais experiente e um treinador que todos conhecem, com muita exigência constante aos jogadores e com colaboração de todos os filhos de Pefine no sentido de dar maior motivação aos atletas durante as provas nacionais”, declarou Infamara Dabó.

‎Mister Vando, que na sua primeira passagem por Flamengo de Pefine levou esta equipa ao quarto lugar do Campeonato Nacional da primeira divisão e conquistar o Campeonato Nacional da segunda divisão sem derrota, admitiu  conhecer as dificuldades financeiras da equipa há várias anos, ainda assim garantiu que a sua presença no comando técnico vai restabelecer o respeito ao Flamengo de Pefine.

‎”Todas as equipas que  jogarão com o Flamengo de Pefine vão dar respeito à equipa, devido à grandeza do seu treinador no futebol da Guiné-Bissau. Portanto, penso que o Flamengo de Pefine vai jogar pela permanência e pode prometer lutar pela conquista do campeonato nacional, porque vencer a prova exige muitas coisas, nomeadamente a contratação de  jogadores. Sei que o atual plantel tem jogadores de qualidade, por isso não lhes retiro esse mérito. Vamos trabalhar para permanência. Sonhar com o título agora pode ser uma ilusão. Temos as equipas como  Benfica, o Canchungo FC,  Sporting e  União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), que são candidatas ao título “, afirmou.

‎Segundo avançou, neste momento a estrutura técnica e a Direção do Flamengo de Pefine estão a fazer prospeção de novos talentos nos diferentes campeonatos de defeso a nível de Bissau que poderão integrar esta equipa para a temporada 2025/2026.

‎Os trabalhos da pré-época, tendo em vista a temporada 2025-2026, vão iniciar no final de mês de outubro no campo Ansu Camará, que pertence ao Flamengo de Pefine. Para além dos jogadores que serão contratados, a estrutura técnica disse que a equipa  está aberta para todos os jovens que pretendem mostrar o seu talento.

‎Na última época desportiva sob a liderança de Causo Dabó, o Flamengo de Pefine teve enormes dificuldades ao longo da temporada, apenas conseguiu a manutenção na última jornada, após a vitória diante do FC Canchungo por 2 a 1.‎

‎O Mister Vando foi jogador internacional guineense. Jogou em vários clubes, entre os quais Mavegro FC, Sport Bissau e Benfica e o Sporting Clube da Guiné-Bissau, onde foi campeão nacional. Vando representou a Seleção Nacional nos Jogos da Lusofonia, na  Taça Amílcar Cabral e nas Eliminatórias de acesso ao Campeonato Africanos das Nações (CAN).

‎Além de Flamengo de Pefine, onde começou como treinador adjunto e posteriormente treinador principal, Vando orientou equipas como Estrela Negra de Bissau “FARP”, onde conseguiu a proeza de levar esta equipa a militar na primeira divisão e no Nuno Tristão FC Bula, onde foi campeão nacional em 2013-2014 e vencedor da Supertaça da Guiné, dando a esta equipa o seu primeiro título. O treinador trabalhou ainda no Pitche e no Sporting Clube de Bafatá.

‎Por: Alison Cabral    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *