Mundial 2026: GUINÉ-BISSAU MOSTRA-SE ORGULHOSA PELA HISTÓRICA QUALIFICAÇÃO DE CABO-VERDE A COMPETIÇÃO 

O ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Alfredo Malú, mostrou-se orgulhoso pelo histórico apuramento de Cabo-Verde para o Campeonato do Mundo 2026 e considerou o sucesso da seleção cabo-verdiana de futebol como uma vitória para os povos dos dois países com ligação histórica. 

“A Guiné-Bissau recebe esta conquista com profundo orgulho e emoção, pois os laços históricos, culturais e afetivos que unem os nossos dois povos conferem a esta vitória um significado ainda mais especial. Somos nações irmãs, unidas por uma herança comum e por um destino de solidariedade e cooperação”, disse.

“O sucesso de Cabo Verde é, de certa forma, também uma vitória de toda a família bissau-cabo-verdiana”, realçou Alfredo Malú numa carta enviada esta quarta-feira, 15 de outobro, ao ministro Adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro. 

Na carta a que o Jornal O Democrata teve acesso, Malú felicita ainda a seleção cabo-verdiana por esta proeza inédita, mas lembrou que este feito constitui um marco de enorme relevância para o desporto africano e, em especial, para a sub-região, representando o triunfo do talento, da dedicação e da visão estratégica com que Cabo Verde tem promovido o desenvolvimento do desporto.

“Que a bandeira de Cabo Verde continue a tremular com orgulho no cenário mundial, representando com dignidade toda a lusofonia e o continente africano”, concluiu o governante. 

De salientar que Cabo Verde apurou-se na última segunda-feira pela primeira vez para a fase final de um Mundial de futebol, ao impor-se na receção ao Essuatíni (3-0), na última jornada da qualificação africana, em que foi superior no segundo tempo.

Desta forma, Cabo Verde é o terceiro estreante a assegurar uma vaga entre as 48 seleções presentes no Mundial 2026, juntamente com Jordânia e Uzbequistão, tornando-se na sexta nação africana apurada, depois de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *