FUNDAÇÃO ORANGE DOA MATERIAIS ESCOLARES A CRIANÇAS DE DUAS ESCOLAS EM BISSAU

A Fundação Orange Bissau doou esta quinta-feira, 23  de outubro de 2025,  materiais didáticos  e mochilas a 186 crianças de duas escolas em Bissau, nomeadamente Revolução de Outubro e Escola de Surdos Mariposa “Duarte Vieira” do bairro de Achada grande, no cento da cidade.

O donativo enquadra-se no âmbito da responsabilidade social da empresa de telecomunicações Orange Bissau e que tem  apoiado crianças vulneráveis em Bissau e no interior  do país.

Em declarações aos jornalistas, depois da formalização do ato, a delegada da Fundação Orange Bissau, Yasedhara Gomes, assegurou  que a campanha de distribuição é de  materiais didáticos não vai acabar  apenas  nas duas escolas, será extensiva  às regiões e centenas de crianças poderão beneficiar,  no âmbito desta iniciativa, de  diferentes componentes como:  cadernos, lápis, borrachas, compassos, entre outros materiais.

“A escolha das escolas não foi da fundação Orange Bissau. Trabalhamos com o Ministério da Educação Nacional, Ensino  Superior  e Investigação Científica  e facultou-nos uma lista de 11 escolas que poderão beneficiar de apoios da Fundação Orange”, indicou.

A delegada afirmou que o programa regresso às aulas é um programa que vai se alastrar por anos, anunciando que só  neste ano letivo 2025/2026 serão disponibilizadas 1000 mochilas para 11 escolas indicadas pelo Ministério da Educação Nacional.

Por sua vez, o diretor da Escola Revolução de Outubro, Gabriel Gomes,  manifestou a sua gratidão pelo gesto de solidariedade da Fundação Orange Bissau para com as crianças da sua escola. 

Assegurou, neste particular,  que o apoio que receberam de materiais didáticos era  justamente o que as crianças necessitavam. 

“A nossa escola, como estão a ver, está degradada. Vamos precisar sempre de apoios  para alunos do primeiro ao quarto ano de escolaridade”, disse .

Em declarações aos jornalistas, o diretor da Escola de Surdos e Mariposa “Duarte Vieira”, uma das escolas beneficiárias, Amaré Soares, afirmou estar satisfeito com o apoio da Fundação Orange Bissau, porque “ há muitas crianças cujos pais não deixam ir à escola, pois dizem que não têm a capacidade de aprender”.

Amaré Soares disse esperar que o gesto da Fundação possa incentivar os pais das crianças com problemas especiais a mandarem os seus filhos à escola, porque “ todos temos a capacidade para aprender em circunstâncias diferentes

“Espero que, quando as crianças voltarem para as suas casas, os pais percebam que os materiais foram recebidos na escola. Isto talvez possa cativar os pais que ainda não querem que os filhos aprendam a fazê-lo”, sublinhou.

Por: Natcha Mário M’bundé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *