O jovem guardião, Aureliano Lopes Martins é a grande novidade dos jogadores pré-convocados pelo Selecionador Nacional de Futebol, Emiliano Té, para o jogo amistoso entre a Guiné-Bissau e a Angola agendado para o mês de novembro próximo na capital angolana.
Lopes Martins, que joga em Le Mée Sport da França, foi um dos jogadores em destaque da Seleção de Futebol sub-17 da Guiné-Bissau no Torneio da União das Federações Oeste Africana (UFOA), zona A, que decorreu no Mali recentemente, mereceu a confiança da equipa técnica nacional para integrar na lista dos jogadores pré-convocados para esta partida que serve para observador os jogadores nacionais.
Para além do guardião que foi determinante para que a Guiné-Bissau conseguisse obter o terceiro lugar no Torneio UFOA, destaque vai ainda para as chamadas de Leo Mendes, Elydjah Mendyh e Flàvio Silva.
Na lista dos 35 jogadores pré-convocados anunciados esta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, na pagina oficial do Facebook da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), nota-se também o regresso de vários futebolistas na lista, com destaque para o capitão da Seleção Nacional, Mama Baldé.
Além de Baldé, que falhou os últimos dois jogos da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026 devido a problemas físicos, destaque vai para o regresso de Zidane Banjaqui, Mamadi Camará, Carlos Mané, Adramane Cassamá e Iano Imbeni.
Em relação aos jogadores que atuam no Campeonato Nacional, que ainda não arrancou, somente foi convocado o guardião do Sport Bissau e Benfica, Ricardinho Té “Oblack”. O jovem guardião é quase único jogador local que tem merecido a confiança da equipa técnica nacional nas últimas convocatórias da Guiné-Bissau.
Após falhar a quinta qualificação consecutiva para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025) e o Campeonato do Mundo 2026, resta agora a Seleção Nacional fazer jogos amistosos no sentido de a equipa técnica fazer observação dos novos atletas nacionais que atuam nos principais campeonatos europeus.
Neste sentido, os “Djurtus”, como é conhecida a Seleção Nacional, vai jogar no dia 18 de novembro, em Luanda, com a sua congénere angolana. As duas seleções com ligações históricas não conseguem marcar presença na fase final do Mundial 2026, a realizar-se nos EUA, Canadá e Mexico. Já Angola estará presente na Taça das Nações Africanas, a decorrer em Marrocos em 2025.
Lista dos 35 pré-convocados:
Guarda-Redes: Manuel Baldé, Fernando Embadjé, Leo Mendes, Ricardinho Té “Oblack”, e Aureliano Lopes Martins;
Defesas: Jefferson Encada, Opa Sangante, Sori Mané, Nanu, Fali Candé, Adramane Cassamá, Victor Rofino, Iano Imbeni, Gilberto Batista e Elydjah Mendyh;
Médios: Bura, Carlos Mané, Renato Nhaga, Mamadi Camará, Panutche Camará, Dalcio Gomes, Nito Gomes, Edson Silva, Ronaldo Vieira e Zidane Banjaqui;
Avançados: Marculino Ninte, Flàvio Silva, Mama Baldé, Álvaro Djaló, Mauro Teixeira, Tamble Folgado, Franculino Djú, Marciano Sanca Tchami, Beto e Elves Baldé.
Por: Alison Cabral
















