Uma missão de observação eleitoral da República Federal da Nigéria, constituída por 17 membros, acompanha as eleições gerais na Guiné-Bissau.
A missão moderada pelo Embaixador Mohammed Suleiman, inclui igualmente diplomatas, técnicos, parlamentares, académicos e funcionários do ministério nigeriano dos Negócios Estrangeiros.
A equipa chegou na sexta-feira, 21 de novembro, para observar a fase final da campanha. A missão, de acordo com uma nota consultada pela redação de O Democrata, irá coordenar as suas atividades com os observadores internacionais da CEDEAO e da União Africana.
A missão de observadores nigerianos vai ser distribuída em equipas por todo o Setor Autónomo de Bissau e outras regiões.
“Os observadores nigerianos elogiaram o empenho das autoridades nacionais e dos atores políticos em realizar eleições pacíficas e inclusivas”, lê-se na nota, avançando que as eleições pacíficas e inclusivas “fortalecem a democracia na África Ocidental”.
Refira-se que o Governo da Nigéria tem destacado missões de observação eleitoral em toda a África Ocidental, desde 1999.
Por: Assana Sambú



















