Eleições gerais: COMISSÃO ELEITORAL GARANTE A RESOLUÇÃO IMEDIATA DE PROBLEMAS NAS MESAS DE VOTO

O Secretário Executivo Adjunto da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Idrissa Djaló, afirmou que os problemas registados nas mesas de voto foram prontamente resolvidos pelas Comissões Regionais de Eleições (CRE).

Djaló, que também é porta-voz da CNE, fez estas declarações durante uma conferência de imprensa realizada na tarde de domingo, 23 de novembro de 2025, para apresentar o balanço do processo de votação e das irregularidades verificadas em várias mesas de voto no país.

Segundo Djaló, as urnas abriram no horário previsto, às 7 horas da manhã, sem qualquer atraso. Ele garantiu que todas as mesas estavam equipadas com os materiais necessários para a votação. Contudo, destacou uma ocorrência no setor de Farim, círculo eleitoral 6, onde cinco mesas não tinham atas de apuramento. A situação foi resolvida pela CRE local, que deslocou-se de Mansoa até ao local.

“Constatou-se que o processo de votação decorre num ambiente ordeiro. Temos alguns constrangimentos, mas estamos a resolvê-los pontualmente, inclusive com a colaboração dos representantes dos partidos, que têm reportado situações concretas ocorridas no terreno”, afirmou.

O porta-voz acrescentou que alguns eleitores tiveram dificuldades para localizar as suas mesas de voto, mas receberam assistência dos delegados. Também mencionou um problema na CRE da região de Biombo, onde não foi possível credenciar os fiscais dos partidos e candidatos antes do início da votação, como previsto.

Por fim, Djaló assegurou que a CNE está satisfeita com o desenrolar do processo, pois até ao momento não houve qualquer situação que possa comprometer o funcionamento das eleições.

Por: Natcha Mário M’bundé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *