O Presidente da República de Transição Major General, Horta N’ Ta-a nomeou, esta quinta-feira, 04 de dezembro, o ex-presidente do Tribunal de Contas (TC), Amadu Tidjane Baldé, novo Procurador Geral da República( PGR).
Amadu Tidjane Baldé tinha sido nomeado presidente do Tribunal de Contas (TC) por Decreto Presidencial N.º 43/2021, de 22 de junho, pelo então Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, deposto por militares a 26 de novembro, um dia antes da divulgação dos resultados eleitorais das eleições gerais, legislativas e presidenciais, de 23 de novembro, às quais havia concorrido para a sua própria reeleição.
Na sequência dessas novas movimentações no Ministério Público (MP), com a saída de Fernando Gomes e a entrada de Tidjane Djaló, o Tribunal de Contas( TC) passa a ser assumido por Gamal Abdel Cassama.
Fernando Gomes, ex-Procurador-Geral da República, havia sido nomeado por Decreto Presidencial N.º 25/2025 de 29 de julho.
No Decreto Presidencial N.º 08/2025, de 04 de novembro, que nomeou Amadu Tidjane Baldé, o chefe de Estado de Transição apenas fez referência “ ao uso das suas atribuições e competências”.
Por: Filomeno Sambú



















