Benim: GOVERNO ANUNCIA QUE TENTATIVA DE GOLPE FRACASSOU

Soldados beninenses anunciaram, na manhã de domingo, 7 de dezembro de 2025, na televisão nacional, que tinham “destituído do cargo” Patrice Talon, que deveria deixar o poder em abril de 2025, após dez anos na presidência. No entanto, o círculo próximo do chefe de Estado afirma agora que a situação está controlada e que Patrice Talon está em segurança.

“O governo pede à população que continue com as suas atividades normais”, declarou o ministro do Interior do Benim, Alassane Seidou, em comunicado.

Os militares afirmaram ter nomeado o Tenente-Coronel Tigri Pascal como presidente de um “Comité Militar de Refundação”.

A situação permanece incerta em Cotonou, onde foram ouvidos tiros perto do porto e do Palácio Presidencial algumas horas antes. Uma fonte de segurança contactada pela RFI descreveu rapidamente uma tentativa de golpe em curso. O trânsito em redor do Palácio Presidencial está bloqueado e helicópteros sobrevoam a zona.

Segundo fontes próximas de Patrice Talon, o exército retomou o controlo.
Contudo, a declaração oficial não foi retransmitida e o sinal da televisão pública, Benin TV, está fora do ar, relata o nosso correspondente em Cotonou, Jean-Luc Aplogan.

“É apenas um pequeno grupo que teve acesso à televisão. O exército regular está a retomar o controlo. A cidade (Cotonou) e o país estão completamente seguros”, disse. “Está tudo controlado. Não conseguiram tomar a residência do presidente nem o Palácio Presidencial. É apenas uma questão de tempo até tudo voltar ao normal. A operação de limpeza está a decorrer bem”, afirmou uma fonte militar à AFP.

 “Na madrugada de domingo, 7 de dezembro de 2025, um pequeno grupo de militares iniciou um motim com o objetivo de desestabilizar o Estado e as suas instituições. Perante esta situação, as Forças Armadas do Benim e os seus dirigentes, fiéis ao juramento, mantiveram-se comprometidos com a República. A sua resposta permitiu-lhes manter o controlo da situação e frustrar a tentativa. Por conseguinte, o governo insta a população a prosseguir com as suas atividades normais”, assegurou o ministro do interior.

SITUAÇÃO PERMANECE CONFUSA

As vias de acesso ao Palácio Presidencial estão bloqueadas por barricadas. A polícia está posicionada à frente e desvia o trânsito. Tanques também foram vistos a circular em alta velocidade em direção ao Boulevard de la Marina.

A situação continua confusa para os beninenses, que têm muitas perguntas sem resposta. A embaixada francesa no Benim pediu aos cidadãos franceses que permanecessem em casa “como medida de segurança”.

CEDEAO CONDENA TENTATIVA DE GOLPE E PROMETE ENVIAR FORÇA MILITAR SUB-REGIONAL PARA RESTAURAR A ORDEM CONSTITUCIONAL

Em resposta à tentativa de golpe no Benim, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) emitiu um comunicado condenando “veementemente este ato inconstitucional, que constitui uma grave ameaça à ordem democrática”.
A CEDEAO exige o pleno respeito pela Constituição do Benim e elogia os esforços das autoridades para controlar a situação.

“A CEDEAO responsabiliza os autores da conspiração, individuais e coletivos, pelas perdas humanas e materiais decorrentes das suas ações”, lê-se no comunicado consultado pela redação do Jornal O Democrata.

A organização sub-regional afirma que está pronta para tomar todas as medidas necessárias, incluindo o envio de uma força militar regional, para defender a Constituição e a integridade territorial do Benim.

Por: Redação

O Democrata/RFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *