GUINÉ-BISSAU E ANGOLA PRETENDEM ANALISAR A COOPERAÇÃO BILATERAL

As autoridades guineenses e angolanas preparam-se para realizar, em breve, uma reunião da Comissão Mista para analisar o estado da cooperação entre os dois países. A informação foi avançada à imprensa no início da noite desta sexta-feira, pelo Chefe de Estado José Mário Vaz, a sua chegada no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

O Presidente regressou na noite desta sexta-feira de Angola, onde se encontrava a convite do seu homólogo José Eduardo dos Santos para assistir a cerimónia da comemoração do 40º aniversário da independência daquele país lusófona da África Central. José Mário Vaz foi recebido no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, pelo primeiro vice-presidente do parlamento Inácio Correia, em representação do presidente de ANP que se encontra ausente do país.

Em declaração à imprensa, José Mário Vaz informou que foi recebido duas vezes pelo Chefe de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, onde tiveram a oportunidade de abordar e analisar a situação da África e da Europa, bem como a situação da relação entre Guiné-Bissau e Angola.

“Falamos sobre muitos assuntos, mas irei ter o tempo de falar com o primeiro-ministro. O assunto que vai estar em cima da mesa no nosso encontro é uma reunião muito urgente da Comissão Mista entre a Angola e a Guiné-Bissau. Também tive a oportunidade de receber e estar com muitos Presidentes da África”, assegurou o Chefe de Estado guineense, que entretanto, avançou ainda que encontrou igualmente com o Secretário Executivo da CPLP, onde abordaram a situação da comunidade.

O estadista guineense assistiu a inauguração do novo edifício de Assembleia Nacional de Angola, durante a sua estada na cidade de Luanda.

 

Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Ncanha Na Ritche

1 thought on “GUINÉ-BISSAU E ANGOLA PRETENDEM ANALISAR A COOPERAÇÃO BILATERAL

  1. que essa cooperação na inclua as áreas de exploração mineira, porque o presidente da república afirmou que a Guiné-Bissau não esta na altura de explorar os recursos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *