O governo da Guiné-Bissau assina esta quinta-feira, 28 de abril 2016, em Bissau, com as Naçoes Unidas, um novo quadro de parceria para o período 2016-2020, anunciou a organização em comunicado.
Segundo o documento enviado a’O Democrata, o acordo vai ser fomalizado da parte do Governo pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Artur Silva e Miguel Trovoada, Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
No novo quadro de parceria, o governo e as Nações Unidas concordaram centrar-se em quatro áreas de intervenção, Consolidação das instituições do Estado, Crescimento económico inclusivo e sustentável, Acesso equitativo e sustentável à saúde e a Promoção da gestão sustentável do ambiente e dos recursos naturais, bem como gestão e prevenção de riscos de desastres naturais .
O sector da defesa, segurança e justiça, a estabilidade e o Estado de direito, participação democrática e o acesso equitativo a oportunidades para todos, são outras áreas definidas no novo instrumento de parceria.
Outras apostas estão relacionadas com à promoção e redução da pobreza, emprego decente, a segurança alimentar e a transformação estrutural da economia.
Em relaçao a sector de saúde, o novo acordo que estabelece novos mecanismos de intervenção em matéria de nutrição, HIV/SIDA, água, saneamento e higiene, educação e serviços de protecção de qualidade para todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.
O novo Quadro de Parceria “reafirma ainda o empenho de ambas as partes relativamente aos compromissos de parceria da Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda ao Desenvolvimento e da Agenda para a Ação de Acra, nomeadamente, a Apropriação, o Alinhamento, a Harmonização, a Gestão Centrada nos Resultados (GCR) e a Responsabilidade mútua”, lê-se no comunicado.
Por: Filomeno Sambú
















