ONG “KANDONGA JANI” OFERECE DONATIVOS AO JARDIM E ESCOLA DE JUGUDUL

A Organização Não Governamental da Eslovênia denominada “Kandonga Jani” ofereceu materiais escolares ao Jardim e Escola de Jugudul, no sector de Mansoa (região de Oio), norte do país. Os donativos oferecidos recentemente irão tirar a escola das dificuldades que enfrenta, dado que as crianças estavam a abandonar a escola.

A ONG “Kandonga Jani” é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de caráter social. Esta é a segunda vez que aquela organização oferece materiais à escola de Jugudul. O donativo enquadra-se no âmbito de apadrinhamento de uma criança daquela aldeia de nome Jani por um dos responsáveis daquela organização.

Tendo em conta as dificuldades com que as crianças daquela aldeia se deparam, criou-se uma organização denominada ‘ONG Kandonga Jani’, com o intuito de intervir na área social, através de mobilização de apoios para ajudar as crianças daquela aldeia e alguns centros hospitalares do país.

Os materiais oferecidos pela ‘ONG KANDONGA JANI’ ao Jardim e a escola de Jugudul estão compostos por brinquedos para crianças, bicicletas, roupas usadas, mochilas e materiais didáticos bem como um tractor moto cultivador, para os trabalhos da horticultura na escola. Ainda de acordo com os responsáveis daquela organização, o donativo é orçado em 6023 euros (seis mil e vinte e três euros) e o que corresponde cerca de quatro milhões de Francos CFA.

image

A escola de Jugudul funciona em péssimas condições em termos de materiais e carteiras. Tem seis salas de aulas para um total de 300 (trezentos) alunos de 1ª à 6ª classe. O Jardim funciona numa sala de barraca sem telhado, o que não permite um ambiente favorável para que as crianças possam assistir as aulas.

O Democrata apurou junto de um dos professores da escola de Jugudul que as aulas da 5ª e 6ª classes funcionaram, neste ano letivo, a meio gás, porque a maioria dos alunos optou por frequentar a escola de auto-gestão de Mansoa. A escola de Mansoa encontra-se a três quilómetros de Jugudul, mas os alunos preferem frequentar aquela escola para evitar as paralisações das escolas públicas.

O responsável do Jardim/escola de Jugudul, Auack Imbunhe, disse que não tem palavras para agradecer à ONG eslovena que, de uma forma sábia, conseguiu dar apoio que o Estado da Guiné-Bissau nunca deu para ajudar aquela escola pública.
“Estou muito satisfeita com este apoio da ONG ‘Kandonga Jani’ e do povo da Eslovênia pelo gesto da solidariedade. Com estes materiais já reunimos as mínimas condições para funcionar no próximo ano letivo. Portanto, quero pedir ao Estado da Guiné-Bissau que nos apoie, pelo menos com as folhas de zinco para cobrirmos as barracas”, contou.

De referir que a ONG “Kandonga Jani” ofereceu igualmente quantidades de lotes de medicamentos à Clinica de Bór, de forma a colmatar as dificuldades que aquele centro hospitalar vinha enfrentando.

 

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *